Agenda

Marionetas invadem Lisboa a partir de 9 de maio

Redação
publicado há 5 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A 19ª edição do FIMFA Lx – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas está quase a chegar! De 9 a 26 de maio, as marionetas invadem a cidade de Lisboa, num Festival que traz mais de 20 espetáculos e atividades a 10 espaços da cidade de Lisboa.

Nesta edição, o FIMFA Lx19 apresenta espetáculos provenientes de 12 países, incluindo Portugal, Alemanha, Dinamarca, EUA, França, Irão, Moçambique e Reino Unido.

A abertura do FIMFA Lx19 terá lugar no Castelo de São Jorge, a 9 de maio, com vários espetáculos de rua dirigidos a toda a família: as Marionetas Gigantes de Moçambique; os Nudes da companhia inglesa Natural Theatre Company, os Cabeçudos com Twist d’A Tarumba – Teatro de Marionetas e, ainda, os micro teatros da companhia Laitrum Teatre, que condensam cinco obras de Shakespeare em peças de oito minutos, que podem ser criadas pelos espectadores.

Durante 18 dias de Festival, é possível assistir a novas criações e a estreias nacionais e participar em várias atividades no Castelo de São Jorge, no São Luiz Teatro Municipal, no Teatro Nacional D. Maria II, no LU.CA – Teatro Luís de Camões, no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, no Teatro da Trindade, no Teatro do Bairro, no Teatro Taborda, no Museu Nacional do Teatro e da Dança e na Cinemateca Portuguesa.

Da programação do FIMFA Lx19 destacam-se Hans Christian, You Must Be An Angel, dos dinamarqueses Teatret Gruppe 38; Chambre Noire, um trabalho aclamado pela crítica internacional, que aborda o universo da mulher que disparou contra Andy Warhol, sem o conseguir matar; Invisible Lands, da companhia Livsmedlet Theatre, onde o corpo humano é transformado em paisagens para personagens em miniatura; We Are The Monsters, uma viagem através da metamorfose e da transformação, de Colette Sadler, dirigida a toda a família; ou A Filha do Tambor-Mor, uma estreia absoluta da opereta de Jacques Offenbach, com cerca de 150 artistas em palco e encenação de António Pires.

O FIMFA Lx é já um marco na programação cultural da cidade de Lisboa e, simultaneamente, um espaço único de discussão, formação e reflexão sobre o teatro de marionetas contemporâneo. A edição de 2019 promete ser pautada pelo contraste entre o macro e o micro e pela conjugação dos materiais mais inusitados, em espetáculos onde identidade, liberdade e memória serão temas de destaque.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda