Segundo uma pesquisa da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), as filhas podem dar até 30 por cento mais gastos aos pais do que os meninos. E a culpa é do “efeito Cinderela” e da diversidade de produtos que existem à venda.
Vestidinhos, lacinhos, brincos, colares, malinhas, sapatinhos, fitinhas e muitos outros acessórios levam os pais à loucura. São muitos aqueles que não se controlam na hora de gastar dinheiro.
O estudo foi realizado nos últimos anos com cerca de 15 mil pais de crianças entre os sete e os 12 anos.
Reinaldo Domingos, presidente da associação, revelou que há muito mais opções de produtos para o público feminino, como cadernos e outros itens escolares, por exemplo. Mais para as meninas do que para os meninos.
Entre os nove e os 12 anos, as meninas começam a gostar de se arranjar e a procura de produtos de beleza, como a maquilhagem, os perfumes ou cremes nos armários das mães, é inevitável.
Os especialistas verificaram também que muitos dos produtos, como roupa ou brinquedos, destinados às princesas são mais caros do que os direcionados aos meninos.
A Abefin realça que é preciso educar as crianças, sejam meninos ou meninas, de forma a que não se desenvolva o consumismo excessivo, o que pode prejudicar o seu crescimento.
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