Família

“Respostas simples às perguntas difíceis dos nossos filhos”

Redação
publicado há 5 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

“Respostas simples às perguntas difíceis dos nossos filhos”. Este é o nome do livro de Bárbara Ramos Dias que vai ser dado a conhecer no próximo dia 13 de fevereiro, às 18:30, na Fnac do Oeiras Parque.

A apresentação vai estar a cargo de Ana Marques, Pedro Lopes e Bibá Pitta.

No entanto, o livro já está em pré venda online, e chega às livrarias dia 6 de fevereiro.

Regra número um: nenhuma pergunta deve ficar sem resposta

Porque quando uma criança ou adolescente faz uma pergunta significa que tem dúvidas e as melhores pessoas para responder são os pais, professores e educadores, não são os amigos ou a Internet. Logo, não vale dizer «porque sim», «respondo-te depois», «não interessa», «isso não é para a tua idade», «pergunta ao pai», «que pergunta mais parva!»

Os nossos filhos colocam-nos um enorme desafio: comunicar com eles de forma positiva. Nem sempre é fácil promover o diálogo sem discussão, conseguir passar de um «sim» ou de um «não», fazer com que nos contem o que se passa nas suas vidas, responder de forma assertiva a perguntas que por vezes nos provocam um gaguejo, um corar ou uma valente atrapalhação.

A psicóloga Bárbara Ramos Dias garante que muitos desafios nascem nesta falta de comunicação entre pais e filhos ou entre alunos e professores. Aprender a ouvi-los, a perceber os seus sentimentos e inquietações é essencial para melhorar esta relação.

LEIA A ENTREVISTA À AUTORA: Eis o “manual” que faltava para ajudar os pais na educação dos filhos

Sobre a autora:

Especialista em adolescência e parentalidade. Mãe de três “doces pestinhas”, psicóloga clínica há 20 anos, com intervenção grupal e individual em consultório e meio hospitalar com crianças e as suas respetivas famílias.

Dois prémios de reconhecimento público: Mulher Ativa em 2008 e Prémio DNA Cascais em 2009. Docente universitária convidada, na área da Psicologia e Desenvolvimento Pessoal.

Mestre em comportamentos desviantes, ministra formações a professores também na área da gestão de stresse, comunicação assertiva e mediação de conflito. Dirige ainda grupos psicoterapêuticos de dúvidas para pais.

A sua experiência levou-a a dar formação em várias empresas, algumas até por se considerarem «adolescentes», na área da gestão de stresse pela positiva, competências de motivação e valorização pessoal.

Sócia fundadora de quatro IPSS :Associação Novos Rostos, Novos Desafios, Vivenciarte, Pharideias e Associação Lavoisier.

Co-autora de uma coleção de cinco livros de Terapias Expressivas, tem ainda vários artigos publicados. É frequentemente convidada enquanto psicóloga clínica para comentar temas impactantes da atualidade tanto em televisão como em jornais/revistas e estações de rádio portuguesas.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda