Bebés/Crianças

Operação Nariz Vermelho celebra 10 anos com campanha solidária

Filipa Rosa
publicado há 3 semanas
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Este ano, o Dia Mundial da Criança foi diferente em 459 escolas do país, graças à campanha solidária que a Operação Nariz Vermelho (ONV) lançou para celebrar 10 anos de existência.

O 1 de junho não é só o Dia Mundial da Criança, mas também o Dia do Nariz Vermelho. E para celebrar a data especial foi lançada uma campanha de sensibilização junto da população para a importância da solidariedade social e que assume várias formas de angariação de fundos que revertem a favor da Operação Nariz Vermelho com o objetivo de contribuir para a continuidade da sua missão.

Foram realizadas diversas atividades em várias escolas do país para divertir, educar e sensibilizar os alunos para as questões sociais. Esta é também uma boa oportunidade para as instituições e as empresas estimularem a responsabilidade social, o trabalho de equipa e o voluntariado empresarial entre os trabalhadores, envolvendo-os numa causa social.

E o Dia do Nariz Vermelho também saiu à rua para que o público pudesse contribuir de diversas formas: junto das equipas de Recrutadores de Sorrisos da Operação Nariz Vermelho que procuram Doadores de Sorrisos (doadores regulares) numa campanha Face to Face, em Lisboa e no Porto; através de donativos pontuais para o IBAN PT50 0036 0310 99100011439 56; adquirindo produtos solidários na loja online no site oficial, ou fazendo uma simples chamada telefónica para o número 760 305 505.

A ONV celebra, pelo 10.º ano consecutivo, esta campanha reforçando a sua colaboração com as escolas propondo dinâmicas que contribuam para o bem-estar das crianças no contexto global de Promoção da Saúde Mental e Prevenção da Violência. O desafio às escolas deste ano tomou a forma de um Boletim da Alegria que cada criança recebeu e preencheu através de atividades que misturavam saúde, alegria e brincadeira. Cada boletim «em dia» conferiu à criança a entrada para membro do Clube do Narizinho Vermelho, que a ONV irá inaugurar ainda este ano com muitas surpresas.

As empresas poderiam participar através de várias modalidades, elegendo um Embaixador da causa que fará divulgação da campanha internamente angariando fundos através do merchandising solidário ou caso se trate de um lojista, através de uma lata de donativos disponibilizada ao público e/ou de uma «Red Tag», um selo solidário que distingue produtos cujo PVP reverte para a missão em percentuais definidos, uma novidade do DNV este ano e que conta já com 14 adesões.

 

Nesta edição participaram 459 escolas e um total de 86 empresas. Em 2017 participaram 330 escolas, mais de 100.000 alunos e 100 empresas que receitaram alegria e no total foram angariados 199.422 euros.

 

Estes donativos permitiram garantir a visita semanal de uma dupla de Doutores Palhaços a sete hospitais, durante um ano.

 

Todos os fundos revertem a favor da Operação Nariz Vermelho, para que possa dar continuidade à missão de visitar, gratuitamente, todas as semanas, mais de 45.000 crianças hospitalizadas internadas em 15 hospitais do país.

Porque estar doente não tem graça nenhuma, o vosso apoio é fundamental para ajudar os Doutores Palhaços a receitar alegria!

Sobre a Operação Nariz Vermelho

A Operação Nariz Vermelho (ONV) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem vínculos políticos ou religiosos, que promove semanalmente visitas de Doutores Palhaços às enfermarias pediátricas de 15 hospitais do país.

Tendo como principal objetivo transformar momentos, tornando mais alegre a vivência das crianças hospitalizadas e dos seus familiares, a ONV existe oficialmente desde 2002 e conta atualmente com uma equipa de 26 Doutores Palhaços e 14 profissionais nos bastidores.

A ONV visita por ano cerca de 45.000 crianças e já conta com vários prémios no seu portefólio. Em 2005 a ONV foi distinguida com o prémio Serviços Sociais, atribuído pelo Hospital do Futuro, o Diploma de Reconhecimento de Mérito pela Ordem dos Médicos e, em 2009, recebeu pelas mãos da Assembleia da República o Prémio de «Direitos Humanos».

 

 

Veja a galeria das fotos com a presença dos Doutores Palhaços e de toda a equipa da Operação Nariz Vermelho na Escola EB1 Casal da Cavaleira, do Agrupamento de Escolas do Algueirão, no concelho de Sintra.
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top