Bebés/Crianças

Nanny ou ama? Saiba a diferença!

Redação
publicado há 6 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Portugal está na moda e, com o boom de famílias estrangeiras chegadas a Portugal, a profissão de nanny, começa a entrar cada vez mais no quotidiano dos portugueses como uma alternativa à oferta já existente no que se refere ao cuidado e desenvolvimento infantil.

No Reino Unido, o prestigiado Norland College dedica-se exclusivamente em formar profissionais na área da educação e possuem um curso de nanny, com a duração de três anos, além dos convencionais cursos de professor/educador.

A cantora Britney Spears quando se separou do bailarino Kevin Federline contratou um manny para acompanhar os seus filhos. Recentemente, a atriz Jessica Alba publicou no seu Instagram uma fotografia com Connie, a nanny dos seus filhos. Madonna e até a realeza têm nas suas equipas nannies qualificadas. Segundo uma publicação estrangeira os Duques de Cambridge contrataram mais uma nanny para acompanhar o Príncipe George e a Princesa Charlotte, apesar destes passarem parte do dia na creche.

Todos conhecemos a famosa Maria de «A Música no Coração» que conquistou a família Von Trapp (na vida real e na ficção). E como não pensar na Mary Poppins quando se ouve a palavra nanny? Mas o que faz uma nanny? E o que é um manny? Quais as diferenças entre eles e uma ama ou uma babysitter?

Nanny – Manny

Antes de mais devemos explicar que Nanny é a versão feminina da profissão e Manny a masculina. A nanny é uma profissional que cuida, na casa da família, de uma ou mais crianças. Por não existir legislação em Portugal, não há um limite de crianças que a nanny possa cuidar ao mesmo tempo. Ainda em termos de legislação, na Segurança Social e Finanças só se podem coletar como educadoras (no caso de terem curso nessa área), como empregadas domésticas ou como prestadoras de serviços.

As suas funções são extensas, dependendo do acordado com a família, mas habitualmente são responsáveis por tudo o que se refira às crianças: transportam as crianças à escola/casa; acompanham os seus nanny kids a festas de aniversário, ao médico, a playdates (encontros sociais com outras crianças para brincarem) e a atividades extracurriculares; são responsáveis pela roupa e refeições e pela organização dos brinquedos; viajam com a família sempre que necessário; dão banhos, almoços e jantares e ajudam nos trabalhos e projetos escolares.

Dentro da organização de uma casa há ainda nannies/personal assistants/house managers que, além das funções de nanny, acumulam funções administrativas para o bom funcionamento da casa sendo as pessoas a quem os outros empregados reportam; nannies/empregadas domésticas que além da sua prioridade com as crianças, limpam toda a casa. As nannies podem ser internas ou externas e há ainda as night nannies, habitualmente enfermeiras, que acompanham recém-nascidos durante a noite. Devido a todas estas responsabilidades, são uma alternativa mais dispendiosa às tradicionais amas e não estão ao alcance financeiro de todas as famílias pois está a pagar um serviço personalizado de educação e cuidado dos seus filhos.

Ama

«Ama é a pessoa, que mediante pagamento cuida na sua residência de crianças até aos três anos de idade ou até atingir a idade de ingresso nos estabelecimentos de educação pré-escolar, por um período de tempo correspondente ao trabalho ou impedimento da família.

[Uma Ama pode receber] até ao máximo de quatro crianças. O número de crianças é determinado em função das condições pessoais, familiares e habitacionais da ama. Para a determinação do número máximo de crianças a acolher, são considerados os filhos ou outras crianças a cargo da ama, até à idade de entrada na escolaridade obrigatória. Não pode ser acolhida, em simultâneo, mais do que uma criança com deficiência», pode ler-se no site oficial da Segurança Social.

Babysitter

Uma babysitter faz trabalhos esporádicos, numa ocasião específica, quer em hotéis, em eventos ou em casa, quando os pais se ausentam para compromissos sociais/profissionais por umas horas. O serviço de babysitting é pago por hora e o valor depende da quantidade de crianças pelas quais a babysitter será responsável e se o horário é noturno ou diurno e durante a semana, fim de semana ou feriado.

Atualmente todas as agências de recrutamento especializadas na área pedem que estes profissionais apresentem anualmente o Certificado do Registo Criminal e não recrutam sem Certificado de Primeiros Socorros – que deve ser renovado a cada três anos.

 

 

Texto: Ana Santos (Nanny)

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda