Família

Como lidar com o bullying?

Redação
publicado há 6 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O bullying é um problema grave e consiste em comportamentos agressivos, físicos e psicológicos, que acontecem repetidamente e de propósito. É um problema que afeta muitos rapazes e raparigas, que podem sentir-se magoados, com medo, sozinhos, envergonhados e tristes. O stress de ter de lidar com o bullying pode até fazê-los sentir-se doentes, sem vontade de ir ao recreio ou à escola. É difícil concentrarem-se na escola quando estão preocupados com o facto de alguém lhes fazer bullying.

Quem pratica o bullying pode convencer a vítima a não contar a ninguém. Às vezes são as próprias vítimas que se sentem tão mal e envergonhadas que nem conseguem fazer nada.

Esta é uma conversa que deve ter com o seu filho!

Quando somos vítimas de bullying, o que devemos fazer?

Em primeiro lugar podemos tentar evitar um confronto com o bullie:

Não dar oportunidades ao bullie

Tanto quanto possível podemos tentar evitar encontrarmo-nos com o bullie. É claro que não podemos faltar às aulas ou deixar de ir à cantina ou ao recreio, mas podemos, por exemplo, escolher caminhos alternativos, longe do bullie, se isso for possível.

Ser corajoso

Quando temos medo de alguém não nos sentimos corajosos. Além disso, é mais fácil sentirmo-nos corajosos quando nos sentimos bem connosco próprios. Mas às vezes agir como se nos sentíssemos corajosos pode ser o suficiente para parar um bullie. Uma pessoa que se sente corajosa envia a mensagem «não te metas comigo!». É mais fácil sentirmo-nos corajosos quando nos sentimos bem connosco próprios.

Andar com um amigo

Dois são melhor do que um quando queremos evitar um bullie. Tentar andar sempre com pelo menos mais um amigo no caminho para a escola, durante o almoço ou o intervalo é uma boa estratégia. Podemos também oferecer-nos para fazer o mesmo por um amigo que esteja a ser vítima de bullying.

 

Quando não é possível evitar o bullie e ele nos faz ou diz alguma coisa, podemos tentar:

Dizer a um adulto

Quando somos vítimas de bullying é muito importante contarmos a um adulto. Encontrar alguém em quem possamos confiar e contar o que se passa connosco. Contar a alguém não é fazer queixinhas! O bullying está errado e estamos a ajudar-nos a nós e a toda a gente quando denunciamos um bullie! Devemos continuar a contar o que se passa até que algum adulto seja capaz de nos ajudar! Podemos pedir a um amigo que nos acompanhe para falar com o adulto. Os nossos Pais, Professores ou o Psicólogo da escola podem impedir o bullying e ajudar-nos a saber o que fazer quando o bullie nos ameaça.

Ignorar o bullie

Quando conseguimos devemos tentar ao máximo ignorar as ameaças do bullie. Fingir que não o estamos a ouvir e continuar a andar para um sítio onde haja mais colegas e adultos por perto é uma boa estratégia. Os bullies procuram uma reacção às suas provocações e maldades, se não a conseguirem perdem mais facilmente o interesse. Agir como se o bullie nem existisse pode parar o seu comportamento.

Defendermo-nos a nós próprios

Mesmo que não nos sintamos assim, podemos fingir que nos sentimos muito corajosos e confiantes e dizer em voz alta ao bullie: «não, pára!». E depois virarmos costas e irmos embora (ou corrermos, se for preciso), para nos dirigirmos a um adulto. Os bullies esperam que façamos o que nos dizem para fazermos. Por isso, se formos corajosos e lhes dissermos «não! Não faço!», pode ser mais provável que parem de fazer bullying.

Não fazer bullying nem andar à luta

Não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti, ou seja, não batas, dês pontapés, empurres ou maltrates alguém como forma de reagir ao bullying. Fazer bullying de volta só dá satisfação ao bullie e é perigoso. É melhor procurar outros colegas, procurar ficar seguro e pedir a ajuda de um adulto.

Não mostrar sentimentos

Podemos tentar antecipar uma situação de bullying – como é que conseguiríamos não ficar zangados ou não mostrar que estamos com medo? Podemos tentar distrair-nos a nós próprios (por exemplo, contar até 100 ou dizer a palavra «tartaruga» ao contrário), para manter a nossa cabeça ocupada com outra coisa até estarmos num sítio seguro onde podemos mostrar e falar sobre os nossos sentimentos.

 

Como ajudar um colega que é vítima de Bullying?

Quando um amigo ou colega nosso é vítima de bullying, o que devemos fazer?

Na verdade existem muito mais pessoas que assistem a situações de bullying do que pessoas vítimas de bullying. Muitas vezes somos testemunhas de bullying. Seria ótimo se quando assistimos a situações de bullying fizéssemos alguma coisa para ajudar!

Em primeiro lugar devemos contar de imediato a um adulto o que se passa – Professor, Psicólogo da escola ou Pais. Devemos explicar o que se passa da melhor forma possível, dando detalhes. Os adultos podem ajudar a vítima de bullying a sentir-se melhor e impedir o bullie de fazer bullying.

Depois de falarmos com um adulto, aqui estão outras coisas que podemos fazer:

Fazer amizade com o colega vítima de bullying. Por exemplo, almoçar com ele na mesma mesa ou convidá-lo para jogar futebol na tua equipa durante o intervalo. Isto pode ajudar porque muitas vezes as pessoas vítimas de bullying sentem-se sozinhas e excluídas. A nossa amizade pode fazê-las sentirem-se melhor e acompanhadas. A nossa amizade pode até evitar o bullying, pois os bullies tendem a atacar pessoas sozinhas.

Quando vemos um bullie atacar alguém podemos dizer-lhe «pára!» e convidar o colega que está a ser atacado a ir-se embora contigo – «anda, vamos!». Isto resulta ainda melhor se em vez de fazermos isto sozinhos, o fizermos com um grupo de amigos.

O que acontece aos bullies? E porque é que eles existem? Saiba mais no site oficial do projeto Escola Saudavelmente.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda