Notícias

1 em 4 jovens portugueses legitima controlo e violência sexual no namoro

Redação
publicado há 5 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Um estudo realizado a cerca de cinco mil jovens portugueses, com uma média de 15 anos de idade, revela que cerca de um quarto dos menores de idade legitima o controlo (27 por cento) e a violência sexual (24 por cento) no namoro.

Segundo um estudo divulgado no Dia dos Namorados, a 14 de fevereiro de 2019, pela União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) e pela secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, 27 por cento dos jovens portugueses «não reconhece que o controlo» é uma forma de violência no namoro e 24 por cento não reconhece que a violência sexual é também um ato de violência numa relação íntima de namoro.

O controlo pode revelar-se em proibições de sair sem o companheiro(a), de estar a falar com um amigo (a), obrigar a vestir uma determinada peça de roupa, obrigar a fazer algo que não se quer, refere o documento.

A proibição mais aceite pela maioria dos menores de idade inquiridos é a «proibição de vestir uma determinada peça de roupa», um comportamento que 36 por cento dos (as) jovens não consideram violência.

A violência sexual nas relações de intimidade apresenta-se geralmente sob a forma de «coação, abuso ou violação» e este estudo indica que 24 por cento dos jovens portugueses legitimam a violência sexual nas relações de namoro e 13 por cento legitimam a pressão para ter relações sexuais.

«É quase um em cada quatro jovens que não reconhece que a violência sexual é um tipo de violência», alerta a investigadora Cátia Pontedeira, referindo que essa legitimação poderá perpetuar-se nas relações em idade adulta.

Leia mais aqui.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda