Notícias

3 em cada 10 adolescentes dizem não gostar da escola

Redação
publicado há 7 anos
0

Cerca de 30 por cento dos adolescentes dizem não gostar da escola, apontando que «o pior» é a comida do refeitório e as aulas e o «menos mau» os intervalos, revela um estudo.

O estudo Health Behaviour in School-aged Children (HBSC) 2018, uma iniciativa da investigadora Margarida Gaspar de Matos, da Universidade de Lisboa, e da Equipa Aventura Social, é realizado em colaboração com a Organização Mundial de Saúde e conta com a participação de 44 países. Em Portugal, o primeiro estudo foi realizado em 1998, celebrando agora 20 anos.

Foram aplicados questionários online, em 42 agrupamentos de escolas, num total de 387 turmas, havendo um estudo complementar nos Açores, sendo a amostra constituída por 6.997 jovens do 6.º, 8.º e 10.º ano, a maioria (51,7 por cento) raparigas, com uma média de idades de 13,73 anos.

O estudo pretende estudar os estilos de vida dos adolescentes em idade escolar nos seus contextos de vida, em áreas como o apoio familiar, escola, amigos, saúde, bem-estar, sono, sexualidade, alimentação, lazer, sedentarismo, consumo de substâncias, violência e migrações.

De acordo com o estudo, 29,6 por cento dos jovens não gostam da escola, considerando que o pior é «comida do refeitório» (58,3 por cento) e as aulas (35,3 por cento) e o «menos mau» são os intervalos/recreios (8,3 por cento).

Os alunos sugerem que, para melhorar a comida do refeitório, esta «ser melhor cozinhada (57,2 por cento)» e «mais variada (44,2 por cento)».

A grande maioria (80,3 por cento) dos alunos sente-se sempre ou quase sempre segura na escola, enquanto 13,7 por cento referem que sentem muita pressão com os trabalhos da escola.

Saiba mais sobre este estudo no Portal de Notícias Impala.

Siga a Crescer no Instagram

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda