O nome da campanha e da página de Facebook é Tiago Fightforhope e é uma luta contra o tempo, semelhante à que os pais da bebé Matilde travaram este ano em Portugal.
Só que a luta de Tiago, o menino que nos sorri na nossa galeria, lusodescendente e filho de mãe portuguesa, vive na Alemanha, onde o único medicamento que o pode curar não é comparticipado pelo Estado.
Por isso, a página da campanha é bilingue. O pesadelo para o Tiago e para os pais começou a 12 de janeiro de 2019, dois dias antes de o menino completar um ano.
Nesse dia, que a mãe «nunca» vai «esquecer», como confessou à revista NOVA GENTE, o filho foi diagnosticado com atrofia muscular espinhal (AME), a mesma doença da bebé Matilde, mas na forma menos grave, o tipo 2. Stephanie de Freitas, filha de emigrantes, mas natural de Torres Vedras, onde viveu até aos 20 anos, contou à publicação que, devido à doença, o filho «só consegue movimentar-se numa minicadeira de rodas».
Conheça toda a história deste menino, aqui.
Pais de Tiago abrem conta para donativos
Esta quarta-feira, 18 de dezembro, os pais de Tiago receberam autorização para a criação de uma angariação de fundos através do Facebook onde têm feito a atualização do estado de saúde do filho.
Stephanie e Kathi, os pais de Tiago, têm tentado de tudo para que o filho consiga receber a vacina que salvou a vida a Matilde antes do dia 14 de janeiro, a data limite para a administração da vacina e também o dia de aniversário da criança.
Texto: Anabela Pereira Fernandes; Fotos: D.R.
