As crianças surdas têm dificuldade em aprender a ler pois não são capazes de ouvir os seus pais a ler uma história para dormir ou o seu professor a repetir frases – tudo etapas importantes e cruciais para uma criança ouvinte quando esta está a aprender a ler.
Para além disso, a língua gestual não tem uma forma escrita – uma vez que não existe uma tradução direta palavra-a-palavra -, o que representa em si só, um enorme desafio para uma criança surda que está a aprender a ler.
Aprender é um desafio
À data de hoje, existem no mundo aproximadamente 32 milhões de crianças surdas. Para grande parte delas, aprender a ler é um verdadeiro desafio e, muitas vezes, devido à falta de recursos que façam a ponte entre a língua gestual e a leitura.
A Huawei acredita que a tecnologia pode ajudar a abrir o mundo dos livros às crianças surdas e às suas famílias.
Por isso mesmo foi criada a StorySign, a aplicação que lê livros infantis selecionados e os interpreta em língua gestual.
Como funciona esta aplicação?
A StorySign pode ser descarregada gratuitamente através da Google Play Store e da Huawei AppGallery. A aplicação está de momento disponível em 10 línguas gestuais diferentes e surge acompanhada de um livro infantil clássico da Penguin Randon House em cada uma das 10 línguas, estando já mais edições a caminho.
A aplicação StorySign foi desenvolvida em parceria com a União Europeia dos Surdos e com a Associação Britânica de Surdos por forma a garantir uma utilização genuína desta ferramenta. Mas não só.
Outro dos objetivos é aumentar a consciencialização para a literacia nos surdos e para inspirar as pessoas e as organizações a envolverem-se nesta causa e ajudar associações de surdos locais.
Todo o dinheiro angariado através das doações irá ser canalizado para projetos de literacia para surdos por toda a Europa, incluindo a criação de novos livros na aplicação StorySign.
