Histórias Online

Sim, tenho diabetes! E sim… vou ser MÃE!

Histórias Online
publicado há 6 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Hoje é um dia especial. É o meu 23.º DiAniversário! Recebi o diagnóstico de diabetes tipo 1 há 23 anos, estávamos em 1995 e eu tinha 10 anos.

Foi no Hospital de Santa Maria que tudo começou, tinha como médica a minha prima Dra. Odete André. Lembro-me dos passos naqueles corredores ainda hoje. A minha mãe sempre comigo. Lembro-me bem dos cafés cá em baixo, da sala de espera, dos gabinetes… Da minha prima a dizer que tinha que dar insulina, eu a perguntar até quando e ela a dizer que era para sempre…

«Então como se faz?», perguntei eu. Ensinaram-me e fui eu que dei a insulina a mim mesma desde esse dia. Até hoje! Nunca me fartei de dar insulina. Sei que atualmente a pediatria pede ajuda aos pais para realizar este ato técnico (mesmo depois dos 10 anos, idade mínima anatomicamente aconselhável para uma ação rigorosa como esta), porque os meninos vão ter muitos anos pela frente para o fazerem sozinhos, e assim fartam-se menos… Embora respeite o argumento, continuo sem perceber esta lógica. Cá ando a dar insulina há 23 anos, sem falhar um único dia desde então. E desde 2011 tenho a preciosa ajuda da bomba infusora de insulina. São quase 8500 dias nisto!

 

Recordações à parte, há que falar dos medos presentes desde, maioritariamente, os 20 anos de diagnóstico. A cada 4 de abril, que eu viva com saúde, alegria e, sobretudo, sem complicações da diabetes. É um dia de celebração à vida, é uma vitória!

Fui uma criança alegre e fácil no trato com a diabetes, uma adolescente menos responsável do que devia (como manda a idade), uma jovem que aprendeu a respeitar e cuidar da sua diabetes e há uns anos tornei-me numa adulta saudável e consciente de que todos os meus atos e decisões têm impacto na minha diabetes e, consequentemente, na minha saúde.

A diabetes nunca me impediu de realizar os meus sonhos e de atingir as metas a que sempre me propus. E hoje tenho a maior prova disso mesmo. Agora já não sou só uma, mas sim duas. Aqui dentro batem dois corações e cresce um grande amor impossível de descrever… Sim, tenho diabetes. E siiiiiiiiiim vou ser MÃE!

Provavelmente o meu maior sonho, depois de encontrar o homem que me faz feliz todos os dias… Talvez aquele sonho que nos meus pensamentos mais íntimos eu temesse não ser capaz de realizar.

Mas eis que há 21 semanas está a crescer uma Alice dentro de mim.

 

Texto: Alexandra Costa, autora do blogue Sim, Tenho Diabetes

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda