Notícias

Sente-se stressada? Existem dicas simples que podem ajudar

Redação
publicado há 6 meses
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O facto de estarmos na era do imediato e do multitasking não ajuda a parar para relaxar, mas também as horas que passamos no trabalho e as tarefas do dia-a-dia não são propriamente sinónimos de relaxamento e serenidade.

Talvez não saiba, mas existem dicas simples que pode adotar para diminuir os níveis de stress e ansiedade, saiba quais:

Aprenda a distinguir entre stress e ansiedade

A primeira dica passa por aprender a distinguir entre stress e ansiedade. Pode facilmente fazê-lo através do artigo que publicamos anteriormente e que a irá ajudar a perceber como atuar perante os dois.

Apesar de possuírem sintomas comuns, o stress e a ansiedade devem ter respostas diferentes no tratamento. No caso do primeiro é importante perceber o que lhe estará a causar a sensação de exaustão e tentar arranjar estratégias para tornar a sua vida mais leve e que podem passar por reduzir as horas de trabalho, delegar tarefas, planear refeições, ou encaixar na sua rotina pelo menos 15 minutos diários de atividade física.

Já no caso da ansiedade, normalmente esta é causada por algo que não está no seu controlo e deve ser trabalhada a mentalidade no sentido de aprender a preocupar-se apenas com aquilo que consegue controlar. Quer um exemplo? Não consegue controlar o estado do tempo, então no caso de ir de viagem para um destino supostamente quente pode optar por levar na mala um agasalho quente prevenindo assim a possibilidade do clima mudar de forma repentina.

Dê oportunidade para se alhear da realidade

É importante que consiga desligar-se das suas responsabilidades durante alguns minutos do dia, para que o cérebro consiga descansar, em simultâneo, estabelece novas ligações e ‘limpa’ informações que já não são necessárias.

Este ‘reiniciar’ da mente é conseguida de diferentes formas. Muitas são as pessoas que utilizam a meditação para se conseguirem desligar do mundo no seu redor aprendendo assim a descontrair e a respirar de modo a eliminar ou pelo menos baixar os níveis de stress e ansiedade.

A Headspace é uma aplicação com 10 aulas gratuitas que a ajudam a relaxar e a respirar, ideais para quem está a iniciar-se no mundo da meditação. Já a aplicação Calm é uma aplicação ideal para quem sofre com crises de ansiedade ou dificuldades em adormecer, contando com sons da natureza, histórias para adormecer, ou masterclasses com especialistas da área.

Para algumas pessoas meditar não é a melhor solução

Principalmente para quem nunca experimentou a meditação pode ser difícil conseguir relaxar o suficiente para colher os benefícios desta técnica. Se está demasiado embrenhada no trabalho e com demasiadas ‘coisas na cabeça’, pode ser benéfico começar por libertar primeiro algumas endorfinas com outro tipo de atividades.

Praticar alguma atividade física da sua preferência é uma excelente forma de libertar endorfinas, cansar o corpo e relaxar a mente. Pode ser uma simples caminhada pela natureza, o importante é reservar algum tempo do seu dia para ser mais ativa.

Para quem não consegue reservar tempo para uma caminhada, ou não pode ir a um ginásio, atualmente isso deixou de ser um problema.

São vários os vídeos disponíveis na plataforma Youtube de profissionais da área que mostram exercícios físicos que pode fazer em casa para diferentes níveis de preparação física e que podem ser tão eficientes como uma ida ao ginásio.

Para quem deseja apenas mexer-se enquanto se diverte, jogos como o Just Dance disponível para a Nintendo Switch, Wii, ou Xbox, são ideais. Neste jogo só tem de tentar reproduzir as coreografias das suas músicas preferidas. Vai-se divertir tanto que o stress acabará por ser obrigado a ir embora.

Ainda relativamente a jogos, saiba que existem algumas alternativas que à partida não são escolhas óbvias, mas que podem ser benéficas na redução dos níveis de stress e ansiedade.

Os jogos que envolvem algum tipo de quebra-cabeças, raciocínio e estratégia podem ser bons aliados no combate ao stress já que a vão obrigar a concentrar-se no jogo, desligando-se, ainda que por momentos, daquilo que lhe está a causar stress.

O Monument Valley 1 e 2 são jogos disponíveis para Android e iOs que consistem em quebra-cabeças com belas obras arquitetónicas para descobrir enquanto joga e que são boas opções para relaxar.

Também o poker, disponível em várias plataformas online é um jogo que exige concentração e conhecimento de algumas dicas básicas que lhe pode dar momentos de descontração e foco em algo diferente ajudando-a a esquecer-se, ou relativizar os seus problemas, diminuindo assim os níveis de stress.

No caso deste tipo de jogos, se o risco é algo que lhe causa ansiedade, a boa notícia é que existem versões online que pode jogar de forma totalmente gratuita.

Hoje em dia é praticamente impossível não sentir em algum momento stress ou ansiedade, o importante é saber como controlar esses níveis para que não escalem.

Seguindo todas, ou apenas algumas destas dicas, lembre-se: a ideia-chave é desligar a mente.

 

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda