Saúde

Saiba como viver com os sintomas da menopausa da melhor forma

Redação
publicado há 4 semanas
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Perante os sintomas da menopausa, o que fazer?

A mulher deve conversar com o médico acerca dos sintomas que tem e aconselhar-se com este em relação às mudanças que pode fazer no âmbito do estilo de vida e às soluções terapêuticas disponíveis que podem ajudar a atenuar ou eliminar as queixas.

No dia-a-dia existem estratégias que a mulher pode adotar para atenuar alguns dos sintomas:

Afrontamentos

  • Tentar detetar aquilo que despoleta ou intensifica os afrontamentos, como a ingestão de bebidas alcoólicas, alimentos picantes, bebidas com cafeína, stresse ou ambientes muito quentes. Evitar esses “gatilhos”.
  • Vestir-se por camadas, removendo uma peça de roupa quando começar a sentir um afrontamento.
  • Respirar lenta e profundamente quando sentir um afrontamento.
  • Colocar uma ventoinha em casa e no local de trabalho.
  • De acordo com um estudo piloto divulgado em junho de 2014 pelo jornal Menopause, a publicação da The North American Menopause Society (NAMS), perder peso pode ajudar a reduzir os afrontamentos.

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Dificuldade em adormecer

  • Sermos fisicamente ativos ajuda-nos a adormecer mais facilmente. Mas não deve praticar exercício físico à noite ou é provável que não tenha sono quando se for deitar.
  • Não deve fazer sestas.
  • As refeições antes de se deitar devem ser leves.
  • Não ingerir bebidas alcoólicas ou com cafeína nas duas horas que antecedem a altura de se ir deitar.
  • O quarto deve estar escuro, silencioso e a uma temperatura amena.
  • Se acordar durante a noite e se não conseguir readormecer, a mulher deve levantar-se e ir até à sala, ler um pouco e regressar à cama apenas quando tiver sono.

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Secura vaginal

  • Utilizar um lubrificante vaginal pode ajudar a mulher a sentir-se mais confortável durante as relações sexuais.
  • Alterações de humor e de memória
  • Praticar exercício físico regularmente (que provoca a produção de endorfinas, substâncias que provocam uma sensação de bem-estar) e dormir o suficiente vão ajudar a mulher a sentir-se melhor e a ter o humor estabilizado.
  • Deve dedicar-se a atividades relaxantes e evitar encarregar-se de demasiadas tarefas em simultâneo.
  • Deve praticar atividades que ajudem a estimular a memória e a concentração como palavras cruzadas, sopas de letras ou puzzles. Se a falta de memória começar a interferir nas suas atividades diárias, é aconselhável conversar com o médico.

Fonte: CUF

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