Educação

Saiba como ter acesso a manuais escolares gratuitos no próximo ano letivo

Redação
publicado há 2 meses
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O site Crescer já tinha dado a conhecer que os manuais escolares gratuitos vão estender-se ao ensino secundário, incluindo toda a escolaridade obrigatória, até ao 12.º ano.

Por isso mesmo, vamos passar à fase seguinte e explicar como pode obter os livros para os seus filhos.

Antes de mais, terá de se inscrever na plataforma MEGA – Manuais Escolares Gratuitos -, quer através do site, quer através da app Edu Rede Escolar (que só se encontra disponível para sistemas Android).

Como fazer o registo através da plataforma?

Para beneficiar da entrega gratuita de manuais escolares os encarregados de educação terão de registar-se na plataforma www.manuaisescolares.pt.

No momento do seu primeiro acesso será pedido a confirmação do seu número de contribuinte, sendo obrigatório os encarregados de educação terem consigo os seus dados de acessos ao Portal das Finanças para que seja efetuada a sua validação.

Não os tendo e querendo usufruir da plataforma, os encarregados de educação deverão solicita-los no Portal das Finanças.

A partir da plataforma terão acesso aos dados escolares do(s) seu(s) educando(s), aos vouchers correspondentes aos seus manuais escolares e à lista das livrarias aderentes onde poderão ser feitos os levantamentos dos manuais escolares.

A validação para o levantamento de manuais escolares pressupõe a impressão dos vouchers ou a apresentação dos mesmos em formato digital.

Não havendo possibilidade para aceder à Internet, o encarregado de educação deve dirigir-se à escola onde está matriculado o seu educando e solicitar os vouchers em papel.

Factos a ter em atenção

Os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico têm de devolver, após terminar o ano letivo, todos os  manuais escolares, à exceção dos manuais das disciplinas que no 9.º ano vão a exame.

Os restantes alunos do ensino secundário poderão manter os manuais das disciplinas às quais irão fazer exame nacional.

Após os exames nacionais, todos deverão devolver os manuais após os exames nacionais. E caso o aluno não passe de ano ou nos exames?  Em caso de “chumbo”, os alunos podem manter os manuais até que as respetivas disciplinas sejam concluídas.

Fonte: Plataforma MEGA

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda