Gravidez

Saiba qual a melhor idade para ter filhos!

Redação
publicado há 3 meses
0
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O assunto é sério! Quando o tema entre casais começa a ser ‘ter filhos’ é importante ter vários pontos em consideração. Além dos fatores genéticos e biológicos, não podem ser colocadas de parte questões sociais, económicas e de diferenças de género.

A fertilidade, um tema muitas vezes esquecido, diminui com o passar do tempo. Ou seja, quanto mais tarde a mulher e o homem pensarem ter filhos menor é a probabilidade de um resultado positivo.

Este artigo vai, baseado num estudo realizado pela BBC, ajudá-la a perceber a idade ideal para ter filhos, consoante os vários fatores mencionados anteriormente e as várias opiniões de especialistas das mais variadas áreas.

Mais de 50 por cento dos bebés nascem de mulheres acima dos 30 anos

 

Segundo as mentalidades e estilos de vida de países como o Reino Unido e o Brasil, os resultados divergem. No caso do primeiro, mais de metade dos bebés nascem de mulheres com idades acima dos 30 anos. Já no Brasil, o paradigma é diferente, uma vez que apenas 13 por cento das mulheres têm filhos entre os 30 e os 34 anos, número que subiu cerca de 7 por cento nos últimos anos.

A realidade é que o número de mulheres que tem filhos acima dos 35 anos tem aumentado, mesmo tendo em conta que a fertilidade feminina é reduzida nessa idade.

Fertilidade masculina

 

Pensar em ter filhos não depende apenas da fertilidade feminina mas também da masculina. A idade, como referido anteriormente, é um ponto importantíssimo uma vez que a fertilidade dos homens diminui depois dos 35 anos. Segundo estudos recentes, quando os pais são mais velhos existe uma possibilidade maior de os filhos nascerem com complicações.

Visão dos especialistas

 

Sarah Matthews, consultora de ginecologia e especialista em fertilidade, considera que a idade onde existe um menor risco de complicações na gravidez e no pós-parto é entre os 25 e os 29 anos.

Já na opinião da socióloga Melinda Mills, do Reino Unido, do ponto de vista social ter filhos mais tarde é mais benéfico. Por quê? Prende-se com o facto de quanto mais tarde os casais constituem família, maior é a estabilidade económica e financeira. Logo, o ideal seria ter filhos a partir dos 30 anos.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top