Alimentação

Saiba quais os alimentos que melhoram a sua saúde oral

Redação
publicado há 4 semanas
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

É muito importante estar ciente dos alimentos deliciosos que fazem bem à saúde. A doutora Domenique Ferreira, médica dentista luso-brasileira, também conhecida nas redes sociais como Domenique Heidy, explica os benefícios que podemos oferecer aos nossos dentes.

Vale a pena lembrar que escovar os dentes diariamente é muito importante, além do uso do fio dentário que tem que ser feito em primeiro e logo após a escovagem com a pasta adequada para cada caso.

Confira as dicas de Dra. Domenique Ferreira

1 – Espinafre: em geral as verduras de folhas verdes, como brócolos, repolho ou alface, são ricas em vitamina K1, considerada essencial para o nosso corpo para a utilização de proteínas e a coagulação do sangue, também permite que o fluxo de cálcio chegue aos nossos ossos. Portanto, o consumo de espinafre melhora a nossa saúde óssea e, portanto, também fortalece os dentes, ajudando a torná-los mais saudáveis e fortes.

2 – Maçã: uma maçã por dia pode realmente favorecer a higiene, visto que exige maior tempo de mastigação, o que ajuda a promover a autolimpeza por existir o atrito entre o dente com o alimento. Frutas e legumes crocantes e ricos em fibras, como maçã e aipo, por exemplo, são grandes aliados para os dentes. Exigem um esforço para mastigar, assim estimulam maior secreção de saliva, o que ajuda a neutralizar os ácidos na boca. Alimentos ricos em fibras também são benéficos para a sua digestão e seu coração, por isso você tem vários motivos para consumir de forma regular.

3 – Óleo de gergelim: estudos têm mostrado que este óleo é muito eficaz para a redução da placa e a gengivite. Por ele ter um sabor muito forte, não é apropriado para todo tipo de pratos. Você pode usá-lo como anti-séptico oral. Estudos científicos têm demonstrado que a lavagem com uma colher de sopa de óleo pode reduzir as bactérias e até mesmo impedi-las de se formar sobre os dentes.

4 – Brócolos: um estudo europeu mostrou que o ferro presente nos brócolos cria uma barreira ácida natural para os dentes. Logo, se for consumido antes, ajuda a evitar que as bebidas ácidas danifiquem o esmalte dos dentes – a erosão dentária é um processo destrutivo e progressivo causada por alimentos ou bebidas ácidas.

5 – Pastilha sem açúcar: a goma aumenta a produção de saliva, sua defesa natural contra a formação bacteriana oral. Mas uma pastilha sem açúcar, contendo um adoçante natural chamado xilitol, ajuda a reduzir a placa bacteriana que causa cárie dentária. Além disso, aumenta a qualidade de cálcio e fosfato na saliva, logo fortalece mais o esmalte do dente.

6 – Chá verde: ao contrário de café e álcool, o chá verde é uma boa alternativa que não causa cáries, graças à sua riqueza em vitaminas e minerais, especialmente flúor. Além disso, possui um antioxidante potente presente na composição, a catequina, que começa a combater as bactérias nos dentes e gengivas. Em qualquer caso, o seu uso deve ser moderado, o consumo excessivo pode causar manchas nos dentes.

Saiba que não é bom exagerar em nada, ter uma dieta saudável e visitar regularmente um profissional de saúde é o melhor que podemos fazer a nós mesmos.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda