Gravidez

Saiba como calcular o período fértil!

Redação
publicado há 4 semanas
0
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

São muitas as mulheres que querem engravidar, mas que não sabem, ao certo, a melhor altura para ter relações sexuais que ‘deem frutos’.

A esta altura do mês em que a ovulação acontece e em que a mulher pode engravidar chama-se período fértil. No site dos Lusíadas, a explicação desta situação é dada pela ginecologista obstetra do Hospital de Cascais, Sandra Alves. «A ovulação costuma acontecer 14 dias antes do início da menstruação seguinte. O óvulo, uma vez libertado, tem uma sobrevida de 24 horas, durante a qual pode ocorrer a fertilização pelo espermatozóide. Os espermatozóides, por sua vez, conseguem manter uma capacidade fertilizante durante 48 a 72 horas, no interior do útero e das trompas da mulher. Isto significa que o óvulo pode ser fecundado sem que haja relações sexuais no dia da ovulação — podem ter ocorrido antes e os espermatozóides ainda estão ativos no momento da ovulação», lê-se.

E como pode a mulher calcular esse período fértil? As contas são simples!

 

Se uma mulher tiver um ciclo de 28 dias (contados desde o primeiro dia da menstruação, até ao início da menstruação seguinte), a alegada data da ovulação será feita desta forma: 28-14 = 14

Isto quer dizer que a mulher estará, alegadamente, a ovular ao 14.º dia (14 dias a contar desde o primeiro dia da menstruação).

Se preferir, pode aceder a ESTE SITE e preencher os campos necessários para ficar a saber qual o período em que é mais provável engravidar.

 

Fonte: Lusíadas

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top