Bebés/Crianças

Sabe como funciona a segurança nas escolas?

Redação
publicado há 2 meses
0
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Como lugares públicos e frequentemente lotados, as escolas são locais onde a prevenção é essencial. Assim, a APSEI – Associação Portuguesa de Segurança dá-lhe a conhecer alguns conselhos básicos para garantir que a segurança do seu filho, e de todos os alunos, é salvaguardada.

A segurança nas escolas concentra-se em seis principais áreas:

Na sala de aula…

A entrada da sala de aula deve estar sempre limpa e desobstruída. Os aquecedores devem ser utilizados com todo o cuidado e de preferência pelos docentes, nunca pelos alunos. As instalações elétricas devem ser verificadas com regularidade e a sua manutenção deve ser feita por um técnico especializado. O lixo deve ser despejado todos os dias.

A planta de segurança presente na sala de aula deve indicar o caminho definido pelo plano de evacuação para o ponto de encontro.

Nos corredores…

As saídas de emergência devem estar corretamente identificadas e desobstruídas para que todos saibam por onde ir em caso de emergência. As portas dos corredores não devem ficar abertas e o material de segurança contra incêndio deve ser testado regularmente.

No ginásio…

As saídas de emergência devem estar sempre desobstruídas e as suas luzes devem ser inspecionadas regularmente

Nos laboratórios…

Os laboratórios podem ser dos locais mais perigosos de todas as escolas. A utilização de líquidos inflamáveis exige muito cuidado e, depois de se acabarem os produtos, as respetivas embalagens devem ser deitadas nos caixotes do lixo adequados. É de evitar guardar substâncias incompatíveis no mesmo sítio porque pode causar uma reação química, podendo resultar num fogo ou numa explosão.

O estado das substâncias químicas deve ser avaliado anualmente, sendo que quando estas mostram um avançado estado de decomposição devem ser colocadas no lixo, que deve ser despejado regularmente.
As instalações elétricas no laboratório exigem especial cuidado, devendo ser verificadas frequentemente.

Na cozinha…

A cozinha e o seu equipamento devem ser limpos frequentemente e o lixo despejado todos os dias, evitando que se acumule. O filtro dos exaustores deve ser limpo e substituído regularmente e é obrigatório que a cozinha esteja equipada com material de segurança contra incêndio.

Nos escritórios e arrecadações…

Os fios do sistema elétrico não devem ficar próximos de portas, janelas ou debaixo de carpetes. A arrecadação deve ser um espaço regularmente limpo e arrumado e a utilização de produtos de limpeza deve ser cuidadosa.

Além dos cuidados acima descritos, os simulacros de incêndio e exercícios são de realização obrigatória no início do ano escolar e devem ser sempre levados a sério e realizados com frequência prevista na lei para garantir que alunos, professores e funcionários estão preparados para lidar com situações de emergência.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda