Gravidez

Reportagem especial: Especialista desmistifica a tortura da amamentação

Filipa Rosa
publicado há 3 meses
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A amamentação é uma das maiores dificuldades de uma mulher. A falta informação e apoio às grávidas que querem amamentar levou Marília Pereira a arregaçar as mangas e a ajudar quem mais precisa. O site Crescer quis saber mais sobre o trabalho dela.

Para assinalar a Semana Mundial do Aleitamento Materno (1 a 7 de agosto), acompanhámos uma das consultas de Raquel Netto, que nos recebeu em casa dela, grávida de oito meses, e regressámos um mês depois para a primeira visita da enfermeira, já depois do nascimento da pequena Betina.

Nesta reportagem, Marília Pereira tenta desmistificar a imagem de que a amamentação corre sempre mal em algumas mulheres. Quisemos também saber de que forma se pode evitar uma mastite, qual a importância do colostro (o primeiro leite que o bebé ingere) e ainda se a dor é uma verdade ou um mito.

Veja aqui a nossa reportagem:

Um caso de sucesso

Telma Durão é mãe de Matilde, Maria Francisca e Maria Carlota. A amamentação nunca foi algo fácil, por isso, na terceira gravidez, esta mãe procurou a ajuda de Marília Pereira, que tem um projeto chamado O Bebé Sabe. «Queria que a amamentação fosse um momento de prazer e não de ansiedade», diz-nos. «Acho que aquela primeira consulta foi fundamental para o sucesso da amamentação. A enfermeira Marília explicou-me que era importante o contacto pele a pele, que mamasse o mais rapidamente possível, as posições mais confortáveis e que era muito importante que o parto fosse natural, sem ser provocado, tal como aconteceu com as minhas outras filhas. E eu absorvi tudo.»

No dia do parto correu tudo como planeado. Telma Durão seguiu à risca as recomendações de Marília Pereira no pré e pós-parto. «Houve alturas difíceis de cólicas em que tive receios e ansiedades. Nestas alturas, acho crucial termos alguém especializado que nos possa ajudar. A enfermeira Marília esteve sempre disponível para me ajudar, ouvir e aconselhar. Devo-lhe grande parte do sucesso da amamentação. No entanto, para mim as primeiras horas foram decisivas para que tudo resultasse, e isso só foi possível por ter feito aquela consulta…», recorda Telma, agradecendo toda a ajuda que recebeu por parte da enfermeira.

LEIA TAMBÉM: Semana Mundial da Amamentação: Saiba tudo no site Crescer

Os acessórios da amamentação

Nem sempre a teoria corre bem na prática. E nesse caso, existem diversos objetos que ajudam na amamentação, quer seja para estimular o peito, para melhorar a pega do mamilo ou para extrair o leite materno. A enfermeira Marília Pereira explica a função de cada objeto no vídeo que se segue.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda