Conheça a Associação Migos, que faz parte da lista de projetos que pode ajudar ao longo do dia 3 de dezembro, no Giving Tuesday Portugal.
A Giving Tuesday chegou este ano a Portugal e a Associação Migos é uma das organizações que participa neste movimento de solidariedade global.
Nasceu na Dinamarca há cinco anos e chegou a Portugal em 2017. O site Crescer apresenta-lhe através de uma reportagem a Associação Migos, que já entregou perto de 4500 «polvinhos» que abraçam bebés e acarinham pais. Já contando com o apoio de muitos voluntários dedicados, que confecionam também mantas, botinhas, gorros e roupinhas em geral para os bebés prematuros de famílias carenciadas, os mentores, Clara e Eduardo Lopes, precisam de mais. «Precisamos de mais voluntários que sejam capazes de executar essas peças com o rigor desejado para os pequenos seres guerreiros. É nosso intuito comprar ou arrendar um espaço (sala ou pequena loja) onde possamos, para além de receber nossos voluntários, ensinar a todos os interessados a arte do croché, trico, bordado, costura», diz Clara.
Quem fizer uma doação à Associação Migos está a contribuir para que esta organização consiga alcançar o seu objetivo. Saiba como pode ajudar aqui.
O site Crescer acompanhou uma das entregas mensais no Hospital Santa Maria, em Lisboa, realizada em 2018. Na altura ainda só tinham sido entregues mil polvos.
Veja a nossa reportagem especial:
Como surgiu o projeto
O Projeto Migos foi criado em Portugal em abril de 2017 com base no Projeto Octo, que começou na Dinamarca em 2013, quando um grupo de voluntários passou a confecionar polvos de croché para doar aos bebés prematuros em unidades de tratamento intensivo neonatais.
Depois de um estudo feito, a equipa médica pôde identificar uma melhoria nos sistemas respiratório e cardíaco dos bebés, além de um aumento dos níveis de oxigénio no sangue. Estes pequenos polvos estão ajudar bebés prematuros a sentirem-se mais seguros e confortáveis em maternidades por toda a Europa.