Educação

Problemas com a Matemática? Este jogo promete acabar com as dificuldades… a brincar

Redação
publicado há 4 meses
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A disciplina da Matemática ainda é uma das matérias, na qual os alunos portugueses apresentam mais dificuldades, independentemente do ano escolar em que estão inseridos. Conheça a app gratuita que já mostrou que a brincar a brincar se ensina Matemática.

De acordo com o International Student Assessment, Portugal é um dos países com desempenho a Matemática mais baixo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Estimou-se que um cada quatro alunos de matemática tem fraco aproveitamento à matéria das contas, em Portugal.

A ocupar o maior número de horas no nosso ensino (27 por cento da carga horária), a Matemática é para muitos pais, professores e alunos, um pesadelo.

Tendo em conta que nem sempre as aulas extra curriculares ou o ensino especializado mostraram ser respostas eficazes, a Universidade do Algarve lançou um projeto para dar resposta a este problema que passa por encarar a Matemática de uma forma mais divertida, mas não menos séria.

Milage Learn+ é uma plataforma digital que faz com que o aluno interaja com o mundo dos números através de jogos e da realidade virtual.

Atualmente, «cerca de 12 mil alunos e 200 professores já usam esta plataforma», explicou ao site Crescer, Mauro Figueiredo da Universidade do Algarve, durante a Web Summit, que decorreu de 5 a 8 de novembro, em Lisboa. «A brincar, os alunos vão resolvendo exercícios reais de acordo com o currículo da matemática em Portugal.»

O responsável explicou-nos que basta ir ao site «que está tudo disponível gratuitamente para ser utilizado nos dispositivos móveis». Pensado com uma forma de aprender matemática fora e dentro da sala de aula, Mauro Figueiredo acrescentou que a app pode ser utilizada por todos os alunos, do básico até ao secundário. «O projeto tinha sido inicialmente pensado para o ensino secundário, mas agora já está disponível para alunos do quinto ao 12.º ano. Do básico ao secundário, qualquer aluno pode usar a app para aprender e aprofundar os seus conhecimentos de matemática», referiu.

Criado em 2015, Milage Learn+ já está a «trabalhar com o Ministério da Educação e com a Associação de Professores de Matemática, prevendo-se que esta app entre em todas as escolas públicas do país». A plataforma de aprendizagem social, que mantém conectados os estudantes, professores e pais, «tem sido um sucesso» apoiando os «melhores e os piores alunos à disciplina», garantiu ainda.

Leia também: Web Summit: Será que valeu a pena?

Clique play e saiba como descarregar e utilizar a aplicação.

 

Texto: Mafalda Tello Silva

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda