Saúde

Pós-parto: Massagem da cicatriz de uma cesariana

Redação
publicado há 6 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A enfermeira Carmen Ferreira partilhou um texto no site Bebé Saudável onde dá algumas dicas para a recuperação após uma cesariana.

Grande parte do processo de recuperação após uma cesariana parece fora do controlo da Mulher, pois recebe pouca informação sobre como pode evitar ou minimizar os problemas após este procedimento.

No entanto existe uma solução simples, que pode ajudar tanto na sua recuperação, como no prognóstico a longo prazo – massajar a sua cicatriz.

A fisioterapeuta Soraia Coelho explica a importância desta massagem após o parto:

Quando deve iniciar a massagem da cicatriz?

Depois de conseguir o «ok» do seu médico em como a sua cicatriz está bem cicatrizada, geralmente no check-up das seis semanas, pode iniciar a massagem. Não deve iniciar muito cedo, pois pode retardar o processo de cura, não sendo isso aconselhável.

Porque deve massajar a cicatriz?

Quando o tecido cicatricial se forma, ocorre de forma erradica e em todas as direções. Por vezes, o tecido cicatricial adere às fáscias (tecido conjuntivo que envolve os músculos, vasos sanguíneos e nervos) e órgãos.

No abdómen pode causar aderências. As aderências são faixas de tecido cicatricial que ligam partes do corpo que normalmente estão desconectadas.

Nas cesarianas é muito comum ocorrerem aderências no cólon, ovário ou entre a bexiga e o útero. Pense nestas fibras como um emaranhado de fios que se colam a tudo a que entra em contacto.

O que acontece se eu não fizer a massagem da cicatriz?

Muitas mulheres nunca foram informadas ou ensinadas em como massajar a sua incisão cirúrgica. As instruções dadas, muitas vezes, estão limitadas ao aspeto exterior – evitar vermelhidão, prestar atenção para sinais de infeção, etc.

Quando não é prestada a devida atenção, estas mulheres podem desenvolver problemas futuros, nunca associando à sua cicatriz.

O problema mais comum é dor lombar e/ou pélvica.

A cicatriz da cesariana pode também levar a um aumento da frequência urinária. Por vezes este sintoma não aparece imediatamente após o parto. Pode levar vários anos até se apresentar.

Esta urgência urinária é caracterizada pela necessidade frequente de ir à casa de banho, mesmo quando acabou, por vezes, de urinar.

Então, o que está a acontecer?

O tecido cicatricial da cicatriz da cesariana está a impedir a bexiga de expandir totalmente.

Uma vez que a bexiga tenta expandir e atinge o tecido da cicatriz, envia um sinal para o cérebro a dizer que precisa de esvaziar a bexiga. Quanto mais tecido a cicatriz tem, menos a bexiga pode expandir e mais terá a sensação de ter de ir à casa de banho!

Não perca a esperança… tem tratamento!

Poucos minutos de esforço da sua parte e terá de volta a sensação urinária normal, o que acontece a cada duas a três horas.

Os casos mais complexos que podem ocorrer por aderências na cicatriz da cesariana são a dor pélvica e a dor durante as relações sexuais. As aderências sobre os órgãos pélvicos podem gerar uma dor intensa. Os nossos órgãos são estruturas muito sensíveis.

Quando a sua mobilidade é limitada, a dor é inevitável.

Durante a relação sexual, o útero precisa de se mover superiormente. Se o tecido cicatricial inibe esse movimento, empurrando-o profundamente durante a relação sexual, o resultado pode ser uma dor intensa. Isso muitas vezes leva a que a mulher evite quase completa o relacionamento sexual com o(a) companheiro(a).

Outra grande preocupação para aqueles que desejam ter mais filhos no futuro é que as aderências podem gerar problemas de infertilidade.

Verdade que a massagem pode ou não prevenir todas as instâncias que já falamos, mas tem sido demonstrado que diminuiu os riscos e/ou impacto destes problemas na sua saúde futura, tanto curto como a longo prazo!

Como funciona a massagem no tecido cicatricial?

Quando massaja a sua cicatriz está a ajudar os tecidos a saber onde assentar corretamente e impedir que este cresça em locais indesejados, como na fáscia e órgãos vizinhos.

A massagem pode facilitar o aumento do fluxo sanguíneo, o que é benéfico para a recuperação da área. Mesmo em cicatrizes mais grossas, a massajem pode ajudar a impedir o seu crescimento, e por sua vez, melhorar o seu aspeto.

Mesmo se a cicatriz tiver dois ou mais anos massagem é ainda benéfica, mas requer uma abordagem mais disciplinada e vigorosa.

Lembre-se, nunca é tarde demais para CUIDAR DE SI!

Textos: Enfermeira Carmen Ferreira no Site Bebé Saudável

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda