Alimentação

A Pitada do Pai: Nesta casa é o pai que manda na cozinha

Filipa Rosa
publicado há 6 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Rui Marques é o autor do blogue de sucesso A Pitada do Pai e o site Crescer falou com ele. Leia a entrevista e siga as dicas deste cozinheiro de mãe cheia!

«Ser pai… É ter alguém que nos faz rir e chorar num curto espaço de tempo… É fazer birra e chatear-nos e de seguida dar-nos beijinhos ou soltar aquela gargalhada com um sorriso malandro… É um “prolongamento” nosso (por vezes tão parecido em certos aspetos, que até arrepia)… É ficar aflito com uma simples febre… É ter saudades de tudo no nosso filho, mesmo das birras! É não o ver por 24 horas e dizer “Está tão diferente!”»

Rui Marques é pai de um rapaz de dois anos e está prestes a chegar mais um bebé à família. Sabe quem é? O autor do blogue de sucesso A Pitada do Pai. Se por acaso nunca ouviu falar, não sabe o que está a perder. Dicas gastronómicas, pratos incríveis, receitas fáceis de preparar e muito saudáveis para toda a família. O seu livro foi lançado em março de 2018 e é o melhor amigos de muitas famílias.

Quer saber como tudo começou? Rui Marques deu uma entrevista ao nosso site, deixa dicas sobre comida saudável e explica onde se inspira para tantos pratos de sucesso.

Crescer: Ainda se lembra como tudo começou?

Rui Marques: Tudo começou «sobretudo» quando o Lourenço começou a «comer» – contamos a história no livro. Basicamente quisemos dar-lhe o que qualquer pai quer dar ao seu filho… o «melhor» neste caso foi a melhor alimentação. Assim quisemos sobretudo dar-lhe uma alimentação rica, equilibrada e variada, preferencialmente biológica, sem açúcares, alimentos processados e farinhas refinadas. Percebemos que havia muitos pais que esta preocupação era comum a muitos outros e pais e decidimos partilhar o que fomos descobrindo e experimentando. Além disso, sentia que tinha de fazer algo relacionado com a culinária e alimentação. Foi assim que surgiu o blogue em junho de 2016.

Esperava atingir este sucesso?

Eu digo sempre que o maior sucesso que tenho é sentir-me realizado e ter paixão por tudo o que faço, é esse o maior sucesso que temos (e ser amado e acarinhado). Sentia e sinto que há muita «estranheza» por ser um pai a falar da família ou até mesmo a cozinhar e acho que esse foi um fator de diferença. Mas se me pergunta se algum dia esperava isto, não nunca. O segredo está na verdade, na verdade do que somos e do que comemos.

O que o levou a escrever este livro?

O convite para o livro surge um mês depois do blogue ter começado… foi o «céu» a cair rápido demais até nós. Tal como referi, se há dois anos me dissessem que ia ter um blogue, dar workshops pelo país, ir à TV, que recebia questões todos os dias sobre alimentação e mais, que ia escrever um livro… Eu dizia que essa pessoa não estaria boa da cabeça!

Quais são os pratos preferidos dos miúdos?

Acima de tudo pratos coloridos e divertidos de comer. Comer deve ser um momento de convívio, partilha e diversão. Infelizmente cada vez há menos tempo para tudo e é bem mais fácil comprar uma «embalagem» de algo no supermercado… Com o nosso livro e blogue fazemos exatamente o contrário, vamos todos para a cozinha pôr as mãos na massa, porque as crianças gostam disso!

O que não pode faltar numa casa onde vivem crianças?

Sobretudo evitar tudo o que é processado, ter um frigorífico colorido com vegetais e muita fruta… O resto é experimentar e deixar a imaginação fluir.

Quais são os maiores erros que a maioria dos pais comete na cozinha?

Posso falar dos meus, que é ser desajeitado (apesar de não parecer muito) e sujar muita loiça, segundo a minha mulher. Acho que acima de tudo devemos dar espaço e tempo para as crianças comerem. Deixem as crianças explorar, comer à mão por exemplo (BLW) – estamos a dar riqueza às crianças. Tenham tempo e venham para a cozinha experimentar pratos simples e saudáveis, que sabem bem. Acima de tudo o maior problema, passa pelo exemplo a dar: «Não podemos querer que comam brócolos, quando nós só comemos batatas fritas.»

Que dicas dá a um pai que não percebe nada de cozinha e vai ter de aprender para quando for preciso?

Acima de tudo que comece com coisas simples e que ganhe confiança. Que prove e goste. Que fomente, goste e aprenda truques simples e combinações de alimentos que resultam – foi assim que eu comecei. Que não tenha medo de queimar um prato ou fazer coisas que não saem bem… Se acontece aos Chefs, muito mais acontece a nós comuns mortais. Nos nossos WS e mesmo no blogue, todas ou quase todas a receitas são bastante simples de fazer, porque aqueles são os pratos que fazemos no dia a dia e nós também não temos tempo.

Quais são as receitas mais procuradas?

Começando por sobremesas (mais) saudáveis e papas de criança, mas sobretudo pratos do dia a dia, para «família sem tempo e sem ideias para cozinhar» – se tivesse de descrever o nosso livro esta seria a frase. Acima de tudo é fantástico ver que cada vez existe mais procura pelo tema saudável, pena é que às vezes se torne «banal» com tanto falso alimento saudável.

Onde vai buscar inspiração para os pratos?

Em todo o lado… Diz-se que quem gosta de comer passa o dia a pensar em comida, quem tem um blogue de alimentação ainda mais. Os estímulos vêm de todo o lado, dum prato visto na TV, duma entrada dum restaurante, dum comentário dum amigo ou dum seguidor. Às vezes dou por mim em restaurantes a experimentar combinações e já a escrever a receita de como ia substituir este ou aquele ingrediente. Adoramos pratos que nos façam viajar… Já o Lourenço prefere fazer viajar os pratos, e isso dá um pouco mais de trabalho a limpar.

E agora… espreite o site e experimente as receitas d’A Pitada do Pai.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda