Família

Atenção! Perigos da Internet: Como proteger o seu filho!

Andreia Costinha de Miranda
publicado há 1 ano
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Vivemos numa aldeia cada vez mais global. A Internet veio aproximar o mundo e, se para muitas situações é uma mais-valia, não podemos dissociar o facto de existirem muitos perigos que vêm por arrasto com as novas tecnologias.

As crianças e adolescentes são «presas fáceis» para o «caçador». São ingénuas, sem maldade e através de um simples «clique» podem cair nas mãos de criminosos. Por detrás de um computador ou de um telemóvel está, muitas vezes, o grande perigo. E é aqui temos de nos focar!

Que perigos pode a Internet trazer à nossa casa e à nossa família? São esses aspetos que vamos abordar.

Assaltos

O seu filho costuma partilhar imagens do interior da casa nas redes sociais? Costuma dar a conhecer as divisões, onde mostra a decoração que tem? Cuidado! As pessoas maldosas, sem saírem de casa, ficam a conhecer o espaço da sua família e ficam a saber se tem objetos que lhes interesse roubar. Mas o perigo de mostrar a casa não é único. Ao partilhar a localização nas redes sociais, também acaba por ser um «bingo» para quem está interessado em saber onde fica a sua casa. Assim como o facto de mostrar que está de férias. Implica que a casa esteja vazia e seja um alvo fácil para assaltar. Cuidado!

Pedofilia/Pornografia/sequestros

O ponto em cima também se inclui aqui. A ingenuidade dos nossos filhos fazem com que deem informações pessoais, com que partilhem imagens suas, com que liguem a webcam e estejam à conversa através da câmara e muitas vezes fazendo coisas pedidas pelo «predador». Essas imagens podem ser usadas em sites de prostituição infantil e podem servir de «isco» para que o seu filho seja um alvo «apetecível» para os «amigos virtuais».

Cyberbullying

O cyberbullying trata-se de bullying virtual. As crianças são vítimas de violência psicológica, onde são difamadas, humilhadas, perseguidas… Há muitos agressores que praticam este crime (sim, é crime!) de forma anónima. Mas atenção! O seu filho pode ser a vítima, mas também pode ser o agressor. Há que estar alerta para ambas as situações.

Nudez

É cada vez mais habitual os jovens enviarem fotografias de partes do seu corpo aos namorados ou amigos. É preciso alertá-los para este perigo. Se as imagens forem parar à Internet, nunca mais de lá sairão ao contrário do que se pensa. Mesmo que apague a imagem, ela poderá já ter sido partilhada vezes sem fim.

Leve esta máxima para chamar a atenção dos seus filhos: Uma vez na Internet… para sempre na Internet!

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda