Educação

A partir de que idade as crianças devem ajudar nas tarefas domésticas?

Redação
publicado há 7 meses
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

«As tarefas domésticas devem ser encaradas logo desde muito cedo.» Quem o diz é a pediatra Sónia Marques. Se não sabe como lidar com o assunto, siga as suas dicas.

«As tarefas domésticas devem ser encaradas logo desde muito cedo. Isto, porque vai criar autonomia e sentido de responsabilidade que a criança deve ter. Claro que as tarefas domésticas devem ser sempre supervisionadas por um adulto e adequadas à idade», referiu a pediatra durante «O Programa da Cristina», na SIC.

Por exemplo, para uma criança de dois ou três anos, é fundamental transformar a tarefa doméstica numa coisa lúdica. «Vamos arrumar os brinquedos, vamos ajudar a mãe a esticar o lençol, agora vamos ajudar a mãe a pôr a roupa suja no cesto. Se calhar a partir dos seis ou oito anos, aquilo já não é uma diversão… O ideal é que eles percebam que os trabalhos domésticos é uma obrigação de todos e a ajuda deles é imprescindível», afirma.

Segundo Sónia Marques, é importante elogiar e agradecer à criança a ajuda prestada, seja qual for a tarefa.

E se não quiserem ajudar? É necessário obrigar? Esta é uma palavra muito forte para a pediatra. «Eu acho que nós devíamos conversar com eles. Para mim, a obrigação não faz sentido nenhum. Dizer-lhes: ‘Filho, os pais estão muito cansados, enquanto cozinhamos não queres pôr a mesa?’ E assim pedimos de uma maneira tranquila…»

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda