Recém-nascido

Pais procuram cada vez mais perceber como está a desenvolver-se o cérebro do seu bebé

Filipa Rosa
publicado há 1 mês
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A clínica ForBabiesBrain tem cativado cada vez mais pais em Portugal. Conheça o projeto da psicóloga Clementina de Almeida, que estuda o desenvolvimento do cérebro dos bebés.

Sabia que o cérebro nasce com apenas 25 por cento da sua maturidade atingida, ao contrário dos outros órgãos? Quando o bebé nasce, o cérebro é ainda muito imaturo. A estimulação para se desenvolver é fundamental para que, ao fim do primeiro ano de vida, 70 por cento da sua estrutura já esteja definida, não havendo como voltar atrás. Só aos três anos de idade é que 90 por cento daquilo que será aquele bebé enquanto adulto está decidido.

Foi com este mote que nasceu a clínica ForBabiesBrain by Clementina. “Ajudar os bebés a construir o seu cérebro não é uma questão de opção, é uma responsabilidade de todos” é um dos slogans deste projeto.

LEIA TAMBÉM: 10 razões para não deixar o seu bebé a chorar até adormecer

A ForBabiesBrain by Clementina é uma clínica de psicologia inteiramente dedicada aos mais pequeninos e primeiro spa clínico para bebés em Portugal e na Europa. Fundada em 2006, a clínica tornou-se uma referência na área da Psicologia Pediátrica devido ao seu método inovador criado pela Professora Dra. Clementina de Almeida, psicóloga fundadora da ForBabiesBrain.

Com o objetivo de contrariar a tradição de intervir só nas situações problemáticas, a ForBabiesBrain representa uma resposta a pais e/ou profissionais, que pretende, por um lado, interagir com o bebé proporcionando o seu desenvolvimento saudável, por outro, minimizar situações de vulnerabilidade no desenvolvimento apresentadas
pelos bebés. A clínica e os seus profissionais, dedicam-se a promover a consciencialização da importância do desenvolvimento cerebral dos bebés, para que estes possam alcançar todo o seu potencial emocional, cognitivo e social, com vista a um crescimento saudável.

LEIA AINDA: Sabe o que acontece ao cérebro das mamãs quando abraçam os seus filhos?

O orgulho da mentora

Com o sucesso da clínica no Porto, a ForBabiesBrain abriu recentemente um novo espaço no distrito de Lisboa, no concelho de Oeiras. Para Clementina de Almeida, este «é um grande passo» para o projeto que iniciou há mais de 13 anos. «O meu grande objetivo é atingir cada vez mais bebés, mesmo aqueles que não conseguem vir até nós, daí as plataformas digitais e o lançamento da app», começa por dizer-nos a psicóloga, que tem ajudado centenas de pais ao longo dos últimos anos. «Muitos vêm ter connosco apenas para perceber como está a ser o desenvolvimento do cérebro do filho. Outros têm alguma razão específica como problemas de sono ou birras.»

Mãe de uma menina de sete anos, Clementina tem a «melhor cobaia» em casa. «Não faço nada com nenhum bebé que não tenha feito com a minha filha. Nada! Ela é um ser humano muito sensível e muito desenvolvido, ela fez tudo!», revela aquela que ainda se emociona com as mensagens de gratidão de muitos pais que foram ajudados. «O fundamental é respeitar os bebés. Aquelas ideias de não dar colo para não mimar demais… isso não aceito. Os pais devem estar informados para perceberem a razão de determinado comportamento, birras… É uma grande travessia no deserto. É uma área um pouco desconhecida pelos pais. A sociedade ainda desvaloriza, mas os pais estão cada vez mais atentos a isto. As explicações científicas fazem sentido, mas depois os especialistas são os pais, eles é que conhecem melhor o seu bebé, portanto só têm de aplicar essas explicações científicas, eu só me encarrego de as traduzir, basicamente.»

O canal de YouTube e a nova app

Com um elevado sentido de responsabilidade social, a ForBabiesBrain desenvolve diversas iniciativas no âmbito do projeto “Seja a história do cérebro do seu bebé”, nomeadamente através da publicação semanal de vídeos no seu canal de YouTube e, mais recentemente, do Podcast “Tiny Talks” – pequenas conversas sobre os mais
pequeninos.

Hoje, a ForBabiesBrain é sucesso na sua atividade, pautada pela exclusividade dos seus serviços e produtos e pelo seu rigoroso controlo de qualidade.

Unidade Porto

Morada: Rua das Antas, n.º 306
Código postal: 4350-040 Porto
Contactos: 220 120 770 | 933 171 040 (2ª a 6ª das 9h às 19h30, sábados 9h às 19h)
E-mail: geral@forbabiesbrain.com

Unidade Lisboa (Oeiras)

Morada: Rua Monsenhor Manuel Teixeira, n.º 6
Piso – 1 Dto – Miraflores
Código postal: 1495-065 Algés
Contactos: 219 363 707| 968 722 005 (3ª a sábado das 9h às 19h, domingos 9h às 13h)
E-mail: geraloeiras@forbabiesbrain.com

Website | forbabiesbrain.com
Instagram | instagram.com/forbabiesbrain.byclementina
Facebook | facebook.com/forbabiesbrain.byclementina
YouTube | youtube.com/forbabiespt
Podcast | forbabiesbrain.com/responsabilidade-social

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda