Educação

«Pais, por que não posso ficar acordado até tarde como vocês?»

Redação
publicado há 3 meses
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

“Respostas simples às perguntas difíceis dos nossos filhos”. Este é o nome do livro de Bárbara Ramos Dias que promete ser uma ajuda crucial na educação de crianças e adolescentes.

A psicóloga garante que muitos desafios nascem na falta de comunicação entre pais e filhos ou entre alunos e professores. Aprender a ouvi-los, a perceber os seus sentimentos e inquietações é essencial para melhorar esta relação.

«Por que não posso ficar acordado até tarde como vocês?» é uma das questões dos miúdos que pertencem ao capítulo «Por que não fazem aquilo que eu mando?», uma pergunta que muitos pais fazem.

Leia aqui a resposta:

O que querem saber: Porque é que têm de se deitar cedo e os pais não.

Um bom padrão de sono é um dos fatores mais importantes no processo de desenvolvimento e maturação do ser humano. É durante o sono que nos recompomos para o dia seguinte. Esta é uma questão que não pode entrar sequer em debate.

É essencial que os mais pequenos tenham um padrão de sono que lhes permita integrar e desenvolver-se de forma normativa. Segundo a American Sleep Association, as horas de sono recomendadas para cada idade correspondem a:

  • Recém-nascidos (0-3 meses): 14 a 17 horas
  • Bebés (4-11 meses): 12-15 horas
  • Crianças (1-2 anos): 11-14 horas
  • Crianças em idade pré-escolar (3-5 anos): 10-13 horas
  • Crianças em idade escolar (6-13 anos): 9-11 horas

Por vezes, as crianças querem continuar a brincar e, não tendo a perceção de que estão cansadas, não identificam a necessidade de ir dormir.

Cabe-nos, uma vez mais, ser os “maus da fita” e estabelecer as regras da hora de dormir. Devemos acertar o horário familiar, garantindo que dormem o número de horas adequado. Lembre-as que, para crescer, uma boa noite de sono é tão importante como ter uma boa alimentação.

Possível Resposta

Podes não ter sono ainda. Percebo que queiras continuar a brincar, mas queres aprender coisas novas e fazer coisas divertidas amanhã, não é? Então, tens de ir dormir, porque a nossa cabeça também precisa de descansar, mesmo que sintas que o teu corpo não precisa. Já pensaste em tudo o que fizeste hoje? O teu cérebro deve estar muito cansado. Se quiseres, vou um bocadinho para ao pé de ti, ler uma história para adormeceres, e dar muitos beijinhos, como quando eras pequeno.

LEIA A ENTREVISTA À AUTORA: Eis o “manual” que faltava para ajudar os pais na educação dos filhos

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda