Histórias Online

«Pais, aprendam a comportar-se perante os professores!»

Histórias Online
publicado há 6 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Sou professora há mais de 20 anos e sempre adorei a minha profissão. Sou apaixonada por crianças, mas não pelos pais, ou certos pais… Amo ensinar, educar, nunca tive dúvidas daquilo que queria fazer na vida. Mas nunca pensei deparar-me com desafios maiores: a falta de educação dos Pais, de bom senso e de paciência.

E quando há Pais mal formados, arrogantes e prepotentes, sobra para quem? Para os professores. Porque há senhores e senhoras que têm de ter sempre razão e acham que estão a proteger os filhos de determinado acontecimento. Mas, na verdade, estão a prejudicar o ambiente escolar.

Por vezes as crianças são cruéis e mentirosas, não gostam da escola e fazem queixas em casa sem qualquer fundamento de verdade. Este facto não deve ser valorizado à frente da criança. Nunca! Isso vai descredibilizar o professor. Faz com que a criança perceba que não vale a pena investir porque o pai não acredita no professor. Por outro lado, vai ganhar força para contar as coisas à sua maneira.

Outra coisa: os Pais não podem achar que podem opinar sobre tudo. Não podem! Existem razões para as quais as coisas são feitas. Intenções pedagógicas e curriculares.

E há mais! Nunca se deve interpretar algo que é retirado do contexto. Os professores às vezes dizem coisas do género: «Estás a ser palhacito!» Chegam a casa e dizem que o professor o ofendeu e o tratou por palhaço. Parece horrível, mas não foi o que aconteceu, não foi com má intenção. Ou: «Levas uma belinha se falares com o colega do lado!» Chegam a casa e queixam-se aos Pais: «O professor ameaçou que me batia!» Enfim, há inúmeros exemplos que poderia dar, coisas que acontecem comigo e com os meus colegas, mas acho que fico por aqui. Há coisas que muita gente nem imagina que acontecem numa escola.

Muitas vezes os Pais esquecem-se que a sala não tem só um aluno, há 20 ou 30. Não lecionamos só o seu filho. Os Pais acabam por responsabilizar os professores e desresponsabilizar os filhos na arrumação da mochila antes de sair da sala de aula, no material escolar pedido, entre muitas outras coisas. Há que haver responsabilidade, até para que as crianças saibam crescer e evoluir.

Felizmente conheço muitos Pais que educam bem os filhos e valorizam aqueles que ensinam, cuidam e incentivam a ser melhores adultos.

Texto: R.T.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda