Família

O marido provoca mais stress do que um filho, sabia?

Filipa Rosa
publicado há 4 semanas
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Será mais difícil lidar com os filhos ou com o marido? A questão foi colocada a sete mil mães, que não tiveram dúvidas na resposta.

O estudo, divulgado pelo site norte-americano Today, revela que 47 por cento das mães consideram o marido a principal fonte de stress, ultrapassando as “categorias” filho e trabalho. Agir como uma criança que precisa de atenção é um dos fatores que justificam a resposta delas.

O grande problema, segundo contam, é a falta de compreensão do marido perante as responsabilidades de uma mãe, que trabalha todo o dia, cuida da casa e dos filhos e nem sempre tem tempo para dar atenção ao companheiro, gerando cobranças da parte dele.

LEIA AINDA: Está provado: Mãe de 3 filhos é a mais stressada de todas!

Segundo alguns psicólogos, este tipo de conflito é normal, principalmente após o nascimento de um filho. As dificuldades na gravidez, as alterações hormonais, a maternidade e tudo o que isso acarreta deixam uma mulher extremamente sensível e preocupada com a fragilidade do bebé.

Costuma dizer-se que um filho é a maior prova numa relação. A vida muda radicalmente, principalmente a das mulheres. Os homens nem sempre sentem a mesma pressão, pois continuam a fazer a sua vida normal. A mulher tem quatro meses, pelo menos, de licença de maternidade, vive em constante stress para perder o peso que ganhou na gravidez, amamenta, tem poucas horas de sono, vive em constante preocupação… e no meio disto tudo há pouco tempo para dar atenção ao companheiro.

No entanto, é só uma fase e tudo passará… Há que ter muita maturidade para enfrentar o maior desafio de um casal: ter um filho.

LEIA TAMBÉM: Faltam cinco gerações para os homens portugueses partilharem tarefas domésticas

Na mesma pesquisa, uma em cada cinco mulheres confessou que não recebe a ajuda suficiente do companheiro nas tarefas domésticas, o que provoca grande parte do stress diário. Sentem-se sobrecarregadas e incompreendidas.

Apesar de hoje em dia as coisas estarem a melhorar, ainda são muitos os casais que não dividem as tarefas como deveria ser. No entanto, segundo um estudo realizado pela Universidade de Utah (EUA), os casamentos são mais felizes quando o fazem.

LEIA AINDA: Evite um divórcio e saiba como reativar o seu desejo sexual

Siga algumas dicas de como manter o casamento saudável depois dos filhos nascerem:

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda