Família

Este Natal junte-se ao Lidl e ajude crianças internadas a adormecerem melhor

Redação
publicado há 1 semana
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O Lidl Portugal quer sensibilizar as famílias para a importância do sono e a das histórias para adormecer, fundamentais à união familiar e ao bem-estar de todos. Este ano a campanha de natal solidária reverte a favor da associação Nuvem Vitória, que conta histórias para adormecer a crianças hospitalizadas.

Motivado pelos recentes resultados de um estudo que indica que as crianças dormem menos do que seria recomendável e que as histórias para dormir estão a cair em “desuso”, o Lidl pretende alertar para a necessidade de se respeitar o sono, essencial ao bem-estar de todos, e de se reavivar a tradição de contar histórias para adormecer, estreitando laços emocionais e afetivos e favorecendo um melhor ambiente familiar.

Os últimos números divulgados por um estudo realizado pela GFK, em parceria com o Lidl, apontam para uma realidade em que urge atuar:

  • Crianças até aos sete anos dormem, em média, apenas nove horas por noite;
  • Os seus pais dormem apenas 06:43, em média, por noite;
  • Apenas 43 por cento dos pais lê histórias diariamente aos seus filhos, ao deitar, e 31 por cento fazem-no três a quatro vezes por semana.

Nesse sentido, com o apoio de especialistas como Teresa Rebelo Pinto, psicóloga especializada em sono, Clementina Pires de Almeida, do projeto ForBabies, psicóloga, e Paulo Oom, pediatra, a quem se junta Rita Ferro Alvim, autora do blogue Socorro, Sou Mãe, o Lidl lança agora esta campanha solidária com o objetivo de envolver toda a comunidade, nesta época natalícia, em favor da associação Nuvem Vitória, que conta histórias para adormecer a crianças hospitalizadas.

Ou seja, entre 3 e 30 de dezembro, ao comprarem o bolo-rei Favorina, os clientes Lidl estarão a contribuir para que a associação Nuvem Vitória possa alargar a sua intervenção, contribuindo para melhorar o sono de mais crianças, nomeadamente em hospitais ou outras instituições (IPSS) que, por motivos de saúde ou outros, estão temporariamente fora dos seus ambientes familiares. Por cada bolo-rei Favorina vendido, o Lidl doará um euro a esta associação, que será convertido em histórias a serem lidas a mais crianças.

Fernanda Freitas, presidente da Nuvem Vitória, revela que com o apoio do Lidl conseguirão trabalhar em mais 10 instituições, entre hospitais e IPSS, ao longo dos próximos dois anos, de norte a sul do país, para além da abertura de mais 2 núcleos de voluntariado no Grande Porto e em Lisboa. «Este apoio é para nós fundamental, pois assim conseguiremos chegar a 50 mil crianças hospitalizadas ou institucionalizadas até ao final de 2020, com uma equipa composta por 900 voluntários», referiu.

Segundo Teresa Rebelo Pinto, psicóloga especialista em sono, «os estudos têm revelado uma associação entre a redução/privação do sono e o insucesso escolar, maior risco de acidentes e incidentes, níveis mais elevados de agressividade na escola, maior consumo de substâncias, maior risco de depressão e perturbações da ansiedade, obesidade e diabetes, etc. As sociedades atuais funcionam 24 horas por dia e não incentivam uma redução dos estímulos quando anoitece. A leitura de histórias de embalar procura dar resposta a esta necessidade de ir desligando progressivamente do que se passou durante o dia. Para dormir bem precisamos de conforto e segurança e uma história ao deitar promove estes sentimentos favoráveis ao sono. Além de ajudar a criar uma rotina de final de dia, a existência desse momento afetivo representa sem dúvida uma boa prática para garantir a qualidade do sono – para quem ouve histórias e, por sinal, para quem as conta.»

Para além da doação monetária, conseguida através da campanha que decorre nas lojas, o Lidl Portugal assume a sensibilização para a importância do sono como uma prioridade na sua estratégia de promoção de estilos de vida saudáveis, apostando também no lançamento de uma plataforma online sobre o sono, onde quem aceder poderá encontrar toda a informação e ajuda necessárias. O objetivo da campanha é que todas as famílias, nas suas casas, consigam dormir melhores noites de sono, melhorando a sua qualidade de vida e estreitando laços familiares. Esta preocupação com as relações familiares é global e transversal na comunicação dos vários países Lidl como é visível na campanha internacional.

Vanessa Romeu, diretora de comunicação corporativa do Lidl Portugal, mostra-se orgulhosa da iniciativa. «Uma boa noite de sono não é um luxo, é uma necessidade, e é essa a mensagem que pretendemos reforçar junto da sociedade civil, em benefício de todos», afirmou. A responsável adianta ainda que «ao apoiar a Nuvem Vitória, o Lidl Portugal contribuirá para que a associação desenvolva e promova mais materiais, ferramentas e competências que propiciem um ambiente favorável e equilibrado para uma noite de sono adequada às crianças hospitalizadas, mas tão importante com isto é sensibilizar todas as famílias Portuguesas a lerem histórias aos seus filhos para noites mais felizes».

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