Família

My Student Plan: Compre um caderno original e ajude a União Zoófila

Filipa Rosa
publicado há 6 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A União Zoófila existe há 67 anos com a missão de defender, proteger e tratar animais domésticos em risco. Há quem fique indiferente a este tipo de causas, mas Cláudia Ribeiro não conseguiu ignorar o apelo da associação sem fins lucrativos, que vive do pagamento das quotas dos seus sócios e dos donativos feitos por pessoas que se sensibilizam com a causa animal. O facto de não receber qualquer apoio do Estado ou de outro organismo público sensibilizou a jovem, de 23 anos, que se prontificou a ajudar.

A terminar o mestrado integrado em Psicologia (com especialização em Psicologia Clínica), Cláudia dedica o seu tempo livre à sua marca My Student Plan, que nasceu em 2016.

«Esta iniciativa é apenas a ponta do icebergue. Faz parte dos meus planos criar uma linha solidária em parceria com várias associações sendo que a União Zoófila é apenas a primeira», começa por contar ao site Crescer aquela que tem três gatos. «O Ruca, de oito anos, a Lili e o Noddy, ambos de um ano, foram resgatados das ruas. Dois deles já não estariam cá há muito tempo se não os tivéssemos resgatado. De certa forma foi isto que desencadeou o pensamento de ‘tenho de ajudar’. Pensei em enviar um donativo pessoal, mas depois pensei que não seria a melhor ideia. As associações necessitam de um apoio contínuo e não apenas no mês em que se fazem campanhas de sensibilização ou que passam notícias e, por isso, pensei em algo mais duradouro.»

Cláudia visitou o site da associação, onde existe uma loja solidária (Somos Por Eles). «Entrei em contacto com eles e expus o meu plano. A União Zoófila aceitou e já foram doados 83 euros, em cerca de dois meses, graças à compra dos produtos que criei para eles», conta orgulhosa.

Cada caderno custa 5€ (4€ são para a União Zoófila)

As agendas que são um sucesso internacional

Cláudia Ribeiro sempre teve um «bichinho do negócio». Na primária fazia porta-chaves e vendia aos amigos. «Vendia cada um a 20 cêntimos e achava que ia ganhar imenso dinheiro (mas também na altura pensava que cinco euros era uma fortuna, por isso…). Parei de vender porque o meu pai queria que me focasse na escola (buuuuh!)», recorda a jovem que, até entrar na faculdade, ia vendendo em sites de vendas em segunda mão coisas que já não usava.

«Com a entrada na faculdade comecei a usar uma agenda mais a sério. Detestei o recheio que a agenda trazia, por isso tentei fazer o meu próprio recheio e no meio de muitos erros e material desperdiçado, lá consegui criar algo que gostava. Ao fazer a minha pesquisa (para criar os recheios) descobri que há toda uma comunidade (mais popular nos Estados Unidos) em torno de agendas que vê o ato de planear e de decorar agendas algo que alivia o stress contribuindo para a diminuição de ansiedade e estimulação da criatividade. Sem me aperceber, comecei a fazer parte dessa comunidade», explica Cláudia, que ia partilhando os seus trabalhos, cada vez mais elaborados, e ia recebendo feedback. «Recebia mensagens de pessoas dizendo que adoram o que faço, algumas perguntavam onde poderiam comprar as minhas coisas. Foi então que percebi que existia aqui uma oportunidade de negócio.»

Em julho de 2016 foi criada a My Student Plan com o objetivo de dar às pessoas ferramentas para se organizarem. «Mas é muito mais que isso, quis dar às pessoas uma tela branca (recargas para agendas ou agendas) que pudessem decorar (com autocolantes ou não) como quisessem», explica.

Curiosamente, Cláudia tem tido mais sucesso, a nível de vendas, fora do país, apesar do feedback no geral ser muito positivo. «Em Portugal tenho tido um ótimo feedback. Principalmente quando explico melhor o objetivo da marca e quando digo que é tudo feito à mão por mim. Há sempre uma reação de surpresa porque são coisas que não se vêm com tanta frequência, por isso acham sempre engraçado. No entanto, não temos tanto aquela cultura de usar agenda e de expressarmos a nossa criatividade… ‘O calendário do telemóvel chega’. Tanto que vendo muito mais para fora (90 por cento) do que para Portugal. Lá fora, principalmente nos Estados Unidos, acham sempre engraçado, mas nada demais, até porque há imensa gente a fazer o mesmo que eu, por isso não há tanto o fator surpresa que aqui em Portugal.»

«Por que devo ter uma agenda personalizada?»

Viver sem uma agenda é impensável para Cláudia Ribeiro. «Vivemos cada vez mais num mundo que privilegia a rapidez e a comodidade. O prazer pelo tempo para nós, pela diferença e pela criatividade fica perdida nas correrias do dia-a-dia. Todos nós necessitamos de ter um bocadinho para nós e de nos expressarmos de alguma forma e este é o objetivo da My Student Plan, dar uma tela em branco ajustada às necessidades da pessoa para que esta se possa sentar um bocadinho, todas as semanas, e simplesmente dar liberdade à sua criatividade para criar algo único e a seu gosto.»

«Posto isto, venha criar a sua agenda comigo. Estou pronta para criar uma tela especialmente para si para que a possa usar da forma que considerar melhor.»

Os orçamentos são grátis e sem compromissos! Envie e-mail para saber mais [email protected]

Não deixe de visitar a loja nas redes sociais:

Site: www.mystudentplan.shop
Facebook: www.facebook.com/mystudentplan
Instagram: www.instagram.com/mystudentplan

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda