Saúde

Molusco contagioso: A infeção viral comum e frequente nas crianças

Redação
publicado há 4 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Muitos pais não fazem ideia do que são algumas pintinhas que aparecem nos corpos dos filhos. Parecem borbulhinhas, sinais ou algo nada de especial.

Na verdade, não é nada de grave, mas convém estar alerta. Chama-se molusco contagioso e pode apanhar-se facilmente, por exemplo, na natação.

O site CUF elaborou um artigo sobre o tema, que a Crescer partilha com todos os pais, para que não tenham dúvidas sobre o tema.

O que é o Molusco Contagioso?

O molusco contagioso é uma infeção viral comum e frequente nas crianças, embora por vezes também possa aparecer em adultos. Manifesta-se pelo aparecimento na pele de pequenas bolinhas da cor da pele ou ligeiramente amareladas.

O tamanho varia entre a cabeça de alfinete e os 3 milímetros. Podem atingir qualquer local, face, tronco ou membros, e variam em número entre a meia dúzia e as dezenas de lesões.

Como se apanha Molusco Contagioso?

O molusco contagioso é contraído por contágio direto, habitualmente em ambientes húmidos como piscinas ou balneários. A humidade amolece a pele e facilita a penetração do vírus.

O Molusco Contagioso é um problema grave?

O molusco contagioso não tem qualquer gravidade ou influência na saúde geral da criança atingida. Daí também não fazer parte da lista legal de doenças de evicção escolar obrigatória.

Como se trata o Molusco Contagioso?

Não há um tratamento específico para o molusco contagioso. Normalmente a abordagem inicial é com produtos corrosivos.

Pretende-se com a sua aplicação destruir os moluscos e provocar alguma irritação em volta das lesões. Esta irritação vai ajudar o organismo da criança a criar defesas contra o molusco, facilitando a sua eliminação e protegendo a criança de futuras reinfeções por este vírus.

Se este método falha faz-se uma anestesia local com aplicação de cremes anestésicos e removem-se os moluscos por raspagem.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda