Alimentação

Baby Led Weaning está na moda: Saiba o que é!

Filipa Rosa
publicado há 6 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O Baby Led Weaning consiste em oferecer a comida em pedaços e permite que o bebé se sirva e coma sozinho, sem talheres. Saiba tudo na nossa reportagem sobre este método que já tem milhares de mães seguidoras em todo o mundo e Portugal não é exceção.

A Crescer juntou três famílias e convidou Marília Pereira, enfermeira especialista em saúde materna e obstetrícia, para explicar tudo sobre esta nova moda. O seu blogue, O Bebé Sabe, surgiu de um desejo constante de se manter atualizada sobre os temas que tanto lhe interessam, quer a nível profissional quer pessoal. «Muitas das vezes o mote será a minha própria experiência pessoal, mas posteriormente analisarei os factos à luz da prática baseada em evidência e das pesquisas mais recentes», diz.

Mãe de duas meninas, Inês e Sara, Marília tem aprendido muito com a maternidade, com a sua própria experiência, e faz questão de partilhar com outras mães para desmistificar alguns assuntos e até ajudar algumas delas na educação dos filhos.

Foi ela a responsável pela criação do grupo do Facebook dirigido ao tema do Baby Led Weaning, que já conta com perto de 28 mil seguidores.

Uma das vantagens do Baby Led Weaning é não ter que cozinhar pratos específicos e exclusivos para o bebé. Marília Pereira considera importante mudar o paradigma. «Ao planearmos as refeições, em vez de pensarmos no que vamos cozinhar hoje para o bebé, passamos a pensar fazer algo para o almoço de toda a família», diz.

Siga a dica da receita da reportagem!

Almôndegas de carne e legumes:

500g carne picada

1 alho francês picado

1 cenoura picada

1 cebola picada

3 colheres de sopa de farinha de aveia

2 ovos

Salsa picada

Temperos a gosto

Como fazer?

Misturar tudo, formar bolinhas e colocar no forno.

Alimentos a evitar:

  • Leite de vaca em natureza (o «leite do pacote») só deve ser oferecido a partir dos 12 meses (em bebés que não são amamentados e em famílias que consomem leite de vaca)
  • Sal
  • Mel (só depois dos dois anos)
  • Açúcar (não oferecer nunca, se possível)
  • Alimentos processados
  • Fritos

Fotos gentilmente cedidas por Patrícia Ferreira

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda