Alimentação

Para miúdos e graúdos: 3 sandes práticas e saudáveis para levar para a praia

Redação
publicado há 3 meses
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«Este ano só levamos para a praia marmitas saudáveis, que também são gulosas e apetitosas.» Saiba quais são as sugestões do nutricionista Tomás Barbosa.

«As sandes frias são fáceis de comer, divertidas e coloridas, e podemos variá-las sempre com a grande quantidade de alimentos saudáveis a escolher e a variedade de legumes e frutas que nos oferece a estação», lê-se no artigo de opinião do site Nova Gente.

Leia as suas sugestões:

Especialista da sandes mais prática, o “club-sandwich” é feito em fatias de pão-de-forma (de preferência com côdea e integral, ou preto) cortadas em triângulo.

Sandes de frango e abacate

Experimente fazer um “club-sandwich” saudável, com peito de frango, fiambre de peru fumado e abacate finamente fatiado, sem esquecer as rodelas de tomate, as folhas de alface e as ripas de cenoura que até ajudam a bronzear. Em vez de manteiga use pasta de queijo fresco que pode temperar com salsa, coentros, cebolinho e/ou alho. Embrulhe os triângulos em papel de prata ou película, bem apertados, e guarde na marmita com cuidado para não os amachucar com peso em cima.

Sandes de atum

Sandes de atum, cebola e pepino. Em vez do sempiterno pão-de-forma, use antes o pão de cereais tradicionais ou a baguete integral, em formatos individuais. Escolha o atum em conserva de água, e não de óleo, é tão saboroso e mais salutar.

Corte o pão ao meio, transversalmente, e barre ambos os lados do interior com creme vegetal ou com maionese light, de preferência feita em casa, com um só ovo inteiro, pouca mostarda, vinagre e um fio de azeite extra-virgem. Desfie o atum e espalhe-o numa só fatia do pão.

Coloque por cima duas ou três fatias finas de pepino e os aros de cebola (se possível roxa). As cebolas roxas são as mais ricas em antioxidantes com ação mais eficaz que as outras variedades de cor pálida. Ponha as sandes numa marmita no fundo da geleira.

Sandes de figo, fiambre e requeijão

Faça esta sandes em pão multicereais com sementes que é uma ótima forma de ingerir proteínas e gordura saudável para acabar com a fome a qualquer hora. Ou então use o pumpernickel, que é um pão de centeio elaborado com massa fermentada, de muito fácil digestão.

Tire a pele aos figos frescos e corte-os em quartos. Use finas fatias de fiambre de frango ou de peru. Barre o pão com o requeijão fresco, sem sal, mas polvilhe-o de pimenta. Junte os figos e o fiambre e obtenha uma excelente sandes com sabores diferentes do habitual. Estas sandes devem ser embaladas separadamente em papel de alumínio.

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