Família

Minigolf, um desporto em forte crescimento

Redação
publicado há 1 mês
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O melhor minigolf do País recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a competição mais divertida: o Troféu VIP de MiniGolf. Um evento muito animado e memorável que decorreu no Adventure Minigolf Park, em Albufeira, no Algarve, junto ao Hotel Ondamar. Este é um dos, senão o, desporto que mais famílias junta. Mas não só. Naquele campo é possível ver-se gente de todas as idades, casais, grupos de amigos e, até, diferentes eventos, sejam eles empresariais ou, apenas, uma festa de aniversário.

A origem do minigolf gera grande discussão. Holandeses, chineses, franceses e escoceses discutem entre si quem teve o papel pioneiro nesta modalidade. Contudo, foi no século XX que o minigolf começaria a popularizar-se na Grã-Bretanha, tendo surgido como alternativa ao golf. No entanto, tem crescido de tal maneira à escala mundial que, hoje, é bem mais do que apenas uma alternativa, mas sim um desporto complementar e, para muitos, mais interessante do que o próprio golf.

Os princípios gerais de ambos os desportos são os mesmos. Colocar a bola no buraco com o menor número possível de tacadas. No máximo, cada jogador pode, por buraco, dar seis tacadas. Se não conseguir finalizar a pista, às suas contas acrescenta-se uma outra tacada de penalização (a sétima), tendo o minigolfista de seguir para o buraco seguinte.

Leia também: Minigolfe: Os benefícios no desenvolvimento das crianças

Este campo (único em Portugal) recebe, maioritariamente, jogadores estrangeiros que, habituados a jogar, se espantam com a qualidade do Albufeira Adventure Minigolf Park e dos seus 20 buracos (uma vez que conta com os habituais 18 e mais dois extra) e que deixam rasgados elogios, como se pode ver na área de comentários do site do espaço.

O minigolf que se situa em Albufeira, junto ao Hotel Ondamar, tem sido responsável pela divulgação e crescimento da modalidade em Portugal. Sendo que, cada vez mais, ali se formam apaixonados pelo minigolf. Os portugueses estão a aderir em peso e tem sido uma constante depois de pisarem o green de Albufeira não há quem não queira repetir.

Dúvidas e explicações?

Numa competição, jogam-se 18 buracos, com pares 3, pares 4 e um par 5. O somatório dos 18 buracos dá o total de 62 pancadas, isto é, o par do campo. Mas, afinal, o que é um par? No golf, como no minigolf, um par é o número ideal de tacadas que devem ser dadas em cada buraco até à entrada da bola. Os buracos podem ser de par 3, 4, ou 5, consoante a sua dificuldade.

O que é um birdie? Esta é a designação ao ato de terminar um buraco com menos uma tacada do que o seu par. Se for eagle, significa que ficou duas tacadas abaixo do par. Só faz Hole in One quem consegue meter a bola no buraco numa única tacada.

Texto: Tiago Simões | DescobrirPress; Fotos: Helena Morais

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda