Saúde

Menopausa: Os 7 sintomas mais comuns e como viver com eles

Redação
publicado há 5 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A menopausa ocorre quando o período menstrual da mulher cessa, o que acontece porque o ovário deixa de produzir as hormonas estrogénio e progesterona. A partir dessa altura, a mulher já não pode engravidar. A idade média da menopausa é aos 51 anos, mas pode ocorrer alguns anos mais cedo ou alguns anos mais tarde.

A perimenopausa é a fase que antecede a menopausa e caracteriza-se pela irregularidade dos períodos menstruais. Só depois de 12 meses de ausência de períodos menstruais é que se considera que a mulher entrou em menopausa.

LEIA TAMBÉM: Menopausa: Duas histórias… a mesma realidade!

Cada mulher é diferente

A menopausa afeta cada mulher de forma diferente. Algumas podem sentir várias queixas, enquanto outras não apresentam nenhum sintoma. A transição para a menopausa implica mudanças nos níveis das hormonas estrogénio e progesterona, o que, por sua vez, pode levar ao aparecimento de sintomas que podem permanecer durante meses ou anos depois de o período menstrual ter cessado.

Sintomas mais comuns da menopausa

Períodos menstruais irregulares: A menstruação pode não surgir todos os meses, pode durar mais ou menos dias do que é usual e a quantidade da hemorragia pode ser maior ou menor.

Afrontamentos: Consistem numa sensação súbita de calor no rosto e no pescoço mas que, em alguns casos, pode afetar todo o corpo. Os afrontamentos podem fazer-se acompanhar de transpiração abundante e arrepios de frio.

Dificuldade em adormecer: A mulher pode sentir mais dificuldade em conciliar o sono e ter suores noturnos, o que leva a que esteja mais cansada durante o dia.

Problemas vaginais e urinários: As paredes da vagina tornam-se mais finas e secas devido aos níveis mais baixos de estrogénio. Pode afetar as relações sexuais e a líbido. Por outro lado, como o estrogénio também ajuda a proteger a saúde da bexiga e da uretra, é possível que surjam infeções vaginais ou do trato urinário. Pode também ser mais difícil controlar a vontade de urinar.

LEIA AINDA: Dia Mundial da Menopausa: o início de um novo ciclo na vida da mulher

Alterações de humor, memória e concentração: A mulher pode ter mudanças de humor repentinas, estar irritável ou ter acessos de choro. Pode também ter falta de memória e/ou problemas de concentração.

Osteoporose: Patologia em que os ossos se tornam mais finos e fracos, podendo levar a fraturas. Pode acontecer que a altura da mulher diminua.

Mudanças corporais: A cintura pode alargar e a mulher pode perder músculo e ganhar gordura.

Perante os sintomas, o que fazer?

No dia-a-dia existem estratégias que a mulher pode adotar para atenuar alguns dos sintomas. Saiba aqui o que fazer.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda