A empresa de brinquedos Mattel, famosa pela venda de Barbies, lançou uma linha de bonecos sem género. Da gama Creatable World (Mundo Criativo) fazem parte seis bonecas, com vários tons de pele. Os brinquedos podem ser personalizados ao gosto de cada criança. É possível escolher o penteado, as roupas e os acessórios das bonecas. A ideia é acabar com estereótipos de género e quebrar rótulos e regras.
«No nosso mundo, os bonecos são tão ilimitados quanto as crianças que brincam com eles. Apresentamos a Creatable World, uma linha de bonecos feita para manter todos os rótulos de fora e convidar todo o mundo a participar», escreveu a marca no Twitter.
LEIA TAMBÉM: Casal esconde género de bebé para o proteger de preconceitos
Cada caixa tem um kit que oferece «infinitas combinações», convidando as crianças a criar as suas próprias personagens a partir de várias opções de roupa, acessórios e estilos de cabelo.
«Foi feita uma pesquisa e percebemos que as crianças não querem que os seus brinquedos sejam ditados por normas de género. Essa linha permite que as crianças se expressem livremente», afirmou, em comunicado, uma das vice-presidentes da Mattel, Kim Culmone. A empresa revela ter trabalhado em conjunto com uma equipa de especialistas, pais, médicos e crianças.
LEIA AINDA: Polémica! Zippy lança coleção sem género e é alvo de críticas
A linha Creatable World é composta por seis kits diferentes, disponíveis em vários tons de pele. Cada kit inclui um boneco, duas opções de cabelo e várias opções de vestuário e acessórios. Nos Estados Unidos, o preço ronda os 30 euros.
A ? without labels means everyone is invited to play. Welcome to #CreatableWorld, where we let toys be toys so kids can be kids. #AllWelcome
Shop now: https://t.co/YetMkzG7bq pic.twitter.com/AOi1bNYJVO
— MATTEL (@Mattel) 25 de setembro de 2019
