Notícias

Maternidade do Porto ensina bebés prematuros a mamar

Redação
publicado há 5 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Um serviço desenvolvido por três enfermeiras no Centro Materno-infantil do Norte (CMIN), no Porto, ensina os bebés prematuros a mamar, corrigindo o problema anatómico destes que os faz imaturos para combinar a sucção, deglutição e respiração. A ciência e o conhecimento empírico conjugam-se diariamente na maternidade do Porto, numa luta constante contra a fome dos bebés e a angústias dos pais, na esmagadora maioria sem o conhecimento de que, uma vez prematuros, os bebés não têm desenvolvida a capacidade de mamar, explicou à Lusa a enfermeira Cecília Mendes.

LEIA TAMBÉM: Reportagem especial: Especialista desmistifica a tortura da amamentação

Serviço da maternidade recebeu um «forte incremento há cerca de 10, 15 anos»

«Os bebés prematuros, como nascem muito pequeninos, são imaturos ao nível da sucção, deglutição e até da respiração. Não conseguem fazer essas três coisas juntas e têm imensa dificuldade em mamar», explicou a especialista com 35 anos de atividade.

Criado no âmbito do projeto Hospital Amigo Bebés, da UNICEF, o serviço recebeu um «forte incremento há cerca de 10, 15 anos porque é importantíssimo a todos os níveis, sobretudo na saúde». «As mães chegam-nos completamente assustadas (…) muito angustiadas, com medo, sentem-se incompetentes e, quando são gémeos, pior. O que aqui fazemos é dar muito apoio, empoderar as mães, torná-las capazes», sintetizou Cecília Mendes.

Mãe partilha a sua experiência

Elsa Ferreira é mãe de Sara, que nasceu com 34 semanas sem saber mamar. Hoje, com nove meses, apresenta-se bem desenvolvida, graças às recomendações da enfermeira.

Continue a ler no Portal Impala.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda