Bebés/Crianças

Maria e João: O que significam os nomes mais populares em Portugal?

Filipa Rosa
publicado há 3 semanas
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Maria continua a ser o nome preferido dos portugueses e João voltou a ser em 2019, destronando Santiago. Leonor, Matilde, Ana e Alice estão entre os nomes mais populares, tal como Rodrigo, Francisco e Vicente. Mas, afinal, qual o significado destes nomes?

O site Crescer quis saber o que significa os nomes próprios mais usados em Portugal. O livro “Um bebé, um nome, uma história”, da Impala Editores, foi o nosso grande cúmplice.

Maria

Este é, sem dúvida, um dos nomes cristãos de maior peso, sobretudo na Península Ibérica e América Latina. No nosso país surge na maior parte dos casos associado a um segundo nome de significado religioso.

Maria é uma mulher que rapidamente percebe a pouca importância que têm os bens materiais, ainda que não despreze por completo a segurança e o conforto.

A sua capacidade de sacrifício é praticamente inesgotável, sendo que a família é a principal beneficiada desta sua qualidade. É, por vezes, chamada de teimosa, dada a forma como defende as suas posições.

João

O nome provém do hebraico Johannes e significa “favorecido por Deus”. Nas suas várias versões, é um dos nomes masculinos mais comuns no contexto das línguas modernas europeias. São conhecidos dezenas de papas e monarcas europeus e mais de uma centena de santos com este nome.

João acredita religiosamente no diálogo harmonioso entre os homens, apesar de ele próprio sentir dificuldade em encetar relações.

É sonhador e dotado de uma imensa perspicácia na compreensão da personalidade alheia. O seu caráter é nobre e, na maior parte dos casos, preocupa-se bastante com o bem-estar dos outros à sua volta. A sua exagerada sensibilidade acaba por lhe causar desgostos inesperados.

Outros nomes que estão no top 10 de 2019:

O nome Alice é usualmente associado a uma pessoa sincera e autêntica. A sua natureza sensível fá-la necessitar de uma considerável estabilidade emocional, de modo a poder enfrentar as dificuldades diárias.

Ana é, geralmente, uma pessoa que, à primeira vista, pode parecer fria e insensível, mas que possui, na verdade, uma capacidade de entrega sem limites. A solidão é provavelmente o seu maior medo.

Leonor irá por certo desenvolver uma faceta mística bastante pronunciada, o que a alguns poderá parecer demasiado estranho e enigmático. Integra-se bem em qualquer meio profissional e esforça-se bastante por conhecer pessoas novas e com elas compartilhar um pouco de si mesma.

Matilde é uma pessoa que facilmente se deixa levar pelas emoções, sendo que, por vezes, o faz de forma exagerada. O seu idealismo, apesar de ser uma das características da sua faceta espiritual, costuma trazer-lhe algumas desilusões. É intensa no amor e na amizade e não tem quaisquer problemas em mostrar todo o carinho ou desprezo que sente pelas pessoas. Os seus instintos costumam guiá-la pelo caminho mais seguro.

O rapaz com o nome Francisco tem tendência para uma grande firmeza de espírito, orientando o seu quotidiano segundo aquilo que os seus objetivos lhe exigem. Suspeita sempre das primeiras aparências e reflete demasiado acerca das opções a tomar, mas isto não quer dizer que tome a opinião dos outros em demasiada conta, bem pelo contrário.

Rodrigo é uma pessoa demasiado impulsiva no que diz e faz, pelo que o arrependimento é um sentimento que cedo se lhe torna familiar. Apesar disto, é possível reconhecer na sua personalidade bondosa um constante desejo de ajudar aqueles de quem gosta. É, na teoria, um indivíduo ousado e aventureiro, embora poucas vezes leve a cabo os projetos a que se propõe.

Santiago representa alguém que gosta de ajudar, que se realiza na ligação emocional que estabelece com o outro, que valoriza a companhia e a amizade. Tem um espírito inquieto, vibrante e rebelde e uma forte atração pela novidade. Meigo, sociável e de trato fácil, tem características de independência e, por isso, é feliz numa relação afetiva onde impere a confiança e em que ambos mantenham alguma autonomia. (Fonte: Site Mãe-me-quer. Santiago não consta no livro “Um bebé, um nome, uma história”)

Vicente é um autêntico cavalheiro, qualidade que gosta de pôr em prática para seduzir a mulher que o atrai. O seu humor é hilariante e perspicaz, situação que faz com que nem sempre o levem muito a sério. Gosta de apreciar os pequenos prazeres da vida na companhia dos amigos íntimos, evitando a todo o custo preocupar-se excessivamente com falsos problemas.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda