Educação

«Mãe, por que estás sempre a dizer “não”?»: Saiba como responder ao seu filho

Redação
publicado há 4 semanas
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

“Respostas simples às perguntas difíceis dos nossos filhos”. Este é o nome do livro de Bárbara Ramos Dias que promete ser uma ajuda crucial na educação de crianças e adolescentes.

A psicóloga garante que muitos desafios nascem na falta de comunicação entre pais e filhos ou entre alunos e professores. Aprender a ouvi-los, a perceber os seus sentimentos e inquietações é essencial para melhorar esta relação.

«Por que estás sempre a dizer “não”?» é uma das questões dos miúdos que pertencem ao capítulo «Por que não fazem aquilo que eu mando?», uma pergunta que muitos pais fazem.

Leia aqui a resposta:

O que querem dizer: Estão fartos de «Nãos».

Esta talvez seja, de facto, a palavra que mais usamos. Explicar o «não» é um exercício que exige uma postura muito assertiva, mas é claramente muito positivo. Por um lado, devemos explicar que não dizemos «não» só por dizer, ou porque não gostamos deles. Por outro, cabe-nos reforçar que o «não» é para ser levado a sério.

Não se culpe, o «não» só o vai fazer crescer num adulto mais seguro. Lembre-se: qualidade não é quantidade. Até pode estar pouco tempo com o seu filho, mas o pouco tempo que está dedique-se mesmo. Faça-o sentir-se único e importante, brinque, imponha regras, diga «não», partilhe, questione, ensine, e, acima de tudo, mostre o seu amor.

Possível Resposta

Sei que te custa muitas vezes quando não te deixo fazer o que tens vontade. Mas sabes, a mim às vezes custa mais do que a ti, tenho a certeza, mas é para o teu bem. Um dia vais perceber isso.

Quando te digo «não» é porque é necessário, e não por não gostar de ti. É exatamente porque me preocupo contigo que às vezes tenho de o dizer.

LEIA A ENTREVISTA À AUTORA: Eis o “manual” que faltava para ajudar os pais na educação dos filhos

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda