A Dra. Andreia de Almeida é Médica especializada em Medicina Anti-Aging, pratica suplementação avançada e modulação
hormonal com hormonas bio-idênticas e é também Membro da World Society of Anti-Aging Medicine (WOSAAM ) e American Academy of Anti Aging Medicine (A4M).
Como forma de assinalar o Dia da Criança, a Dra. Andreia escreveu um artigo especial para o site Crescer, onde aborda a questão da importância da sesta… para os Pais. Leia este texto, ao qual não vai, certamente, ficar indiferente.
A minha missão enquanto Médica Anti-Aging tem sido ajudar os meus pacientes a terem um sono de qualidade para aumentar os níveis de bem-estar e longevidade. Por isso hoje vamos falar da importância da sesta nos Adultos. Sim, é verdade! Não são só as nossas crianças que precisam daquele momento para acalmar as birras do dia.
Vários estudos recomendam a importância da «siesta», mesmo quando estamos no nosso local de trabalho. Basta olharmos para os vizinhos, nuestros hermanos. A sesta é um fenómeno visto em todo o mundo e muitas vezes cultural. Deverá ser um sono por um período curto, normalmente a meio do dia.
A sesta no trabalho
A próxima vez que começar a bocejar depois do almoço, pense duas vezes. Talvez esteja na altura de criar a rotina da sesta. Mostre este artigo ao seu chefe e aos seus colegas de trabalho.
Mas vamos falar dos estigmas associados à sesta: sinal de preguiça ou falta de ambição, que é só para crianças ou pessoas idosas ou doentes. Tudo mitos que deve ultrapassar. Comece a aprender os segredos do Anti-Aging.
Agora está provavelmente a pensar: «Mas como incorporar a sesta na rotina diária?» Fácil. Aproveite a hora de almoço para fechar os olhos durante 20 minutos, seja sentado, deitado, no carro, no escritório. Você é que manda.
A arte de uma boa sesta
Quando tenta contrariar o seu cansaço, tentando dormir mais horas à noite ou usar o café como estimulante para compensar a falta de energia, pense na diferença que uma pequena sesta pode fazer por si. Para beneficiar de todos os ganhos na sua saúde a sesta deverá ter em conta alguns critérios. Prepare a almofada e vamos lá.
1 – O momento do dia
A sesta deve estar de acordo com o ritmo circadiano do sono. Quando a maioria das pessoas tem um pequeno pico de sonolência, deverá ser a altura ideal para a soneca, normalmente no início da tarde (entre as 2 e 4 da tarde). Dormir em momentos dessincronizados com o ciclo circadiano pode produzir intensa inércia após o acordar.
2. Frequência da sesta
É tudo uma questão de hábito. Pessoas que habitualmente fazem a sesta descrevem como revigorante, contrariamente aos que não o fazem. Geralmente têm um sono mais leve com uma recuperação mais rápida da inércia do sono.
3. Duração
Sonecas entre os 10 e 20 minutos parecem ser as mais benéficas devido à redução da inércia do sono com o despertar. Estes sonos curtos são adequados para intervalos no trabalho pois garantem a retomada imediata do estado de alerta.
4. Gerir do ritmo circadiano
Situações como o jet lag, trabalhos por turnos ou uma simples insónia, podem causar fadiga e sonolência diurna. Use a sesta para calibrar o seu ciclo biológico.
A sesta como Anti-Aging
Ainda tem dúvidas do que uma sesta de 20 minutos pode fazer por si?
Calma e extra Foco
Como pais a vida está recheada de tarefas desafiantes. Uma sesta a meio do dia diminui os níveis de frustração e melhora a nossa paciência quando estamos perante situações ou tarefas difíceis. Sinta a diferença no seu comportamento quando o seu filho estiver a pintar a parede branca da sala com os novos lápis de cera. Respire fundo…
Menos Impulsividade e gestão do peso
Sente dificuldade em resistir ao pacote de bolachas? Dificuldade em perder o peso desde que é mãe? Comece por dormir uma sesta ou apenas se deitar de olhos fechados por 10 minutos e perceba que os desejos por doces ou outros hidratos de carbono vão diminuir. Sim! Os cravings e ataques de fome são um sinal do seu corpo a pedir para parar e descansar. Acabou de aprender um dos truques para lutar contra os desejos da tarde!
Melhoria da Memória
Tem-se sentido um pouco confuso e distraído? Faça da sesta uma das suas prioridades para si e para o seu filho e veja como rapidamente vai aumentar a sua capacidade de reter informação. Estudos de pesquisadores alemães comprovam que pessoas que fazem a sesta, são muito MELHORES no armazenamento a longo prazo da informação.
Diminuição do Risco de Doença Cardíaca
Quer ser um centenário e diminuir a propensão de vir a sofrer uma doença cardíaca? Para além dos níveis de stress com que somos bombardeados talvez seja o momento de nos lembrarmos que as nossas células precisam do seu «sono de beleza». Estudos demonstram que trabalhadores que fazem a sesta são muito menos propensos a sofrer de doenças cardíacas do que aqueles que trabalhavam durante o dia sem uma soneca.
Já o convenci que dormir uma sesta no meio do dia é bom para si? Eu já o faço! Bem como outros amigos médicos que partilham da mesma opinião. Quando for deitar o seu filho a meio da tarde junte-se a ele. Sintam juntos o que a sesta faz pela felicidade da família. Partilhe e vamos criar o movimento da sesta.
Texto: Dra. Andreia de Almeida
![]()