Quem nasceu nos anos 80 e 90 que, certamente, se vai identificar com este artigo.
Há quem diga que as crianças hoje em dia não sabem brincar ou brincam de uma forma menos divertida do que as de “antigamente” e as novas tecnologias vieram contribuir para isso.
São muitos os pequenos que passam muitas horas em frente às televisões, tablets, telemóveis ou computadores e acabam por não aproveitar o tempo de outra forma que não “presos” à tecnologia.
Dessa forma, o site Crescer dá-lhe alguns exemplos de brincadeiras que lhe são, certamente, familiares e que pode ensinar aos seus filhos.
Fique atento e… aproveite o tempo em família da melhor forma possível.
Jogo da macaca
Material: Uma pedra lisa ou giz para desenhar a macaca no chão.
Como se joga: Atirar a pedra para o primeiro quadrado e quando se começa a jogar salta-se ao pé coxinho, não podendo saltar na casa onde está a pedra.
Faz-se o mesmo para todas as casas até ao fim da macaca. Depois entra outro participante em jogo. Quando a pedra sair dos quadrados muda-se de jogador.
O objetivo deste jogo é saltar para cada quadrado, menos onde está a pedra. Quando chegamos ao fim dos quadrados, voltamos para trás, sempre ao pé-coxinho e apanhamos a pedra sem cair e sem pisar as riscas, voltando assim, à casa de partida.
Cabra cega
Material: Um lenço ou um pano para vendar a criança.
Como se joga: É escolhido um jogador para ser a cabra cega.
Os olhos da cabra cega são vendados com o lenço e de seguida, esse jogador vai ter de apanhar os outros elementos que estão em jogo.
Quando apanha alguém, a cabra cega tem que descobrir qual é o nome do jogador que apanhou.
Macaquinho do chinês
Material: Uma parede.
Como se joga: Um jogador está de frente para uma parede – de costas voltadas para os outros participantes. Este jogador vai dizer “um, dois, três, macaquinho do chinês”.
À medida que esta frase está a ser dita, os jogadores deslocam-se o mais depressa possível para a parede e quem está virado para a parede, mal termina de dizer a frase, vira-se para os participantes do jogo.
Os jogadores que forem apanhados a mexerem-se, regressam ao ponto de partida.
O vencedor será o que conseguir tocar na parede sem ser visto.
Saltar à corda
Material: Uma corda grande, para um elevado número de jogadores, ou uma corda pequena para três ou quatro pessoas.
Como se joga: Dois jogadores pegam na corda nas extremidades fazendo-a balançar, dando à corda.
Os jogadores entram, então, individualmente, saltando à corda. Perde quem impeça a corda de rodar.
Ganha o jogador que durante as provas tenha prendido a corda menos vezes.
Jogo do galo
Material: Folha e caneta
Como se joga: Desenhe as linhas como está na imagem, em cima (três linhas por três colunas);
Dois jogadores escolhem uma marcação cada, geralmente um círculo (O) ou uma cruz (X).
Os jogadores jogam alternadamente, uma de cada vez, no quadrado que esteja vazio.
Quando um jogador põe três cruzes ou três círculos, conquista o objetivo do jogo.
Fonte: Jogos Tradicionais