Bebés/Crianças

Iniciativa «Uma Imagem Solidária» apoia crianças com cancro

Redação
publicado há 8 anos
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Mais de 100 fotógrafos participam na iniciativa «Uma Imagem Solidária», a partir de quinta-feira, dia 10, que visa angariar fundos para a Acreditar (Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro), através do donativo pela aquisição de fotografias.

No ano passado, através da fotografia, a iniciativa #umaimagemsolidaria angariou cerca de 9.000 euros em donativos para os Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera, e volta a acontecer este ano, com objetivo de apoiar a associação Acreditar.

A exposição das fotografias é inaugurada na quinta-feira, dia 10, no Museu das Comunicações, em Lisboa, e está patente até à segunda-feira seguinte, dia 14.

«Contamos uma vez mais com o apoio de todos, para tornar esta iniciativa uma realidade e alcançar o sucesso que as crianças merecem», disse à Agência Lusa o fotojornalista António Cotrim, que coordena a iniciativa, com o fotojornalista Paulo Guerrinha e o fotógrafo Carlos Almeida.

«São estes heróis que nos dão também uma grande lição de vida. Perdem anos da sua infância nesta batalha, mas mantêm a esperança no olhar. Não é uma obrigação, é um estímulo para nós ajudar e contribuir para que esta associação possa continuar a funcionar e a dar algum conforto às crianças e famílias que dela dependem», disse Cotrim.

«Uma Imagem Solidária» junta fotojornalistas e fotógrafos amadores e os donativos pela aquisição das fotografias revertem para a Acreditar, «para que seja possível continuarem a apoiar as crianças e famílias que sofrem com esta doença».

A iniciativa este ano convidou para sua embaixadora a criadora de moda Fátima Lopes. A outra novidade é a participação de fotojornalistas fora de Portugal, nomeadamente de Macau.

O tema das fotografias é livre e, entre os nomes que já garantiram a sua presença, além de Cotrim, estão Mário Cruz, Patrícia Melo Moreira, Rodrigo Cabrita, Leonardo Negrão, António Homem Cardoso, Rui Palha, Rui Caria e Gonçalo Lobo Pinheiro.

A base de partida para cada fotografia é de 20 euros, disse o fotógrafo, referindo que este ano «todas as fotografias são emolduradas».

«Vinte euros não paga a foto nem a moldura, mas é uma forma de todos podermos ser solidários», acrescentou.

«Este ano, as fotografias não terão identificado o seu autor, de forma visível, a identificação está colocada na parte de trás e só depois de feito o donativo, é que quem o faz fica a saber», explicou, apelando uma participação significativa, «que ultrapasse o monte do ano anterior».

António Cotrim, fotojornalista da agência Lusa, adiantou que #umaimagemsolidaria é já «uma marca registada», que vai ter uma regularidade anual, sempre com objetivos solidários.

«Em cada ano vamos renovar os participantes e a quem se destina a doação, mantendo sempre como mote a solidariedade, acreditando que vamos contar com cada vez mais apoio», declarou.

A organização da iniciativa, que conta com o apoio da Colorfoto (impressões) e da EasyGest Mediação Imobiliária, tem previsto entregar os donativos à Acreditar no próximo dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança.

No ano passado, a iniciativa, que se realizou em Lisboa e no Porto, reuniu 234 fotojornalistas e outros fotógrafos profissionais.

Questionado pelo site Crescer sobre a dimensão que atingiu a causa, António Cotrim confessa que não foi de todo uma surpresa. «Não posso dizer que não esperava este sucesso. O povo português é muito solidário. E é bom que as pessoas percebam que nós, fotojornalistas, não somos aquelas máquinas que fotografam o momento e esquecem. Somos todos seres humanos e também nos sensibilizamos com os acontecimentos», referiu-nos.

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