Notícias

A importância de escolher um bom cuidador

Redação
publicado há 9 meses
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Portugal é atualmente, um dos países mais envelhecidos da União Europeia e o índice de envelhecimento da população continua a aumentar vertiginosamente. Segundo dados do INE (Instituto Nacional de Estatística), já em 2008, por cada 100 jovens (habitantes dos 0 aos 14 anos de idade) residentes em Portugal, havia 116,4 idosos (habitantes com mais de 65 anos de idade).

Passados 10 anos, em 2018, por cada 100 jovens residentes em Portugal em 2018, o número de idosos subiu para 159,4. O aumento é substancial e deve-se, por um lado, à baixa taxa de natalidade, que não consegue fazer face ao número de óbitos e, por outro lado, ao aumento da esperança média de vida.

Este cenário de envelhecimento da população levanta outras questões, nomeadamente, a situação grave em que grande parte dos idosos vive, pelas mais variadas razões.

Na operação “Censos Sénior 2019”, a GNR sinalizou 41.868 mil idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar a sua segurança em causa.

Perante esta situação de risco e carência, os serviços de apoio a idosos assumem um papel preponderante num cenário em que a família não consegue, ela própria, dar assistência aos seus familiares.

Para suprimir esta solidão, muitas vezes, familiares, amigos e mesmo vizinhos, na tentativa de conseguir prestar um melhor apoio ao idoso, questionam-se qual a melhor forma de arranjar um cuidador para dar apoio à família?

Nem sempre é fácil encontrar alguém de confiança para cuidar dos nossos. Queremos alguém que trate dos nossos familiares como nós trataríamos.

EXPRESSO CUIDA é uma empresa de prestação de Serviços de Apoio Domiciliário, com vários escritórios espalhados por Portugal e futuramente na Europa, que assegura cobertura nacional.
A empresa, em Portugal desde 2019, é especialista em Cuidados de Apoio Domiciliário, Cuidados a Seniores, Cuidados a Idosos e a Crianças.

Através de um sistema único e diferenciado de cuidados de apoio domiciliário, designado por Cuidados Interativos, os chamados ajudantes familiares envolvem os clientes nos cuidados que são prestados, no sentido de otimizar a sua independência, qualidade de vida e bem-estar.

EXPRESSO CUIDA presta apoio a famílias que não conseguem cuidar diariamente de alguém e disponibiliza serviços de 24 horas ou 12 horas nas seguintes áreas:
?- Serviço de assistência a acamados;
– Serviço de refeição;
– Serviço de banho;
– Serviço de cabeleireiro;
– Serviço de manicura;
– Serviço de limpeza na habitação;
– Serviço de acompanhamento ao médico;
– Serviço de passeio individual ou em grupo;

O cuidado de assistência a idosos inclui atividades básicas diárias, higiene pessoal e outros. A assistência a doentes prevê enfermeiros especializados e acompanhamento diário.
A empresa disponibiliza ainda o serviço de fisioterapia ao domicílio, facilitando o processo de reabilitação física a quem não se pode deslocar.

 

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda