Bebés/Crianças

A importância da leitura na vida do seu filho

Redação
publicado há 6 anos
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Ler é mais do que um passatempo. Ajuda a criar novas imagens mentais, a fortalecer a imaginação e a estruturar o raciocínio. Ler é viajar, é imaginar, é aprender…

Os livros têm, assim, uma componente didática, interativa e lúdica. As obras didáticas e interativas permitem à criança adquirir autonomia, interagindo com ela e motivando-a a explorar situações novas. No entanto, não basta que os pais entreguem os livros às crianças, é necessário que as acompanhem nas suas explorações.

Os adultos devem ler histórias aos filhos e incentivá-los a fazerem as suas descobertas e leituras. Os livros transportam as crianças para um mundo diferente, onde viajam através das palavras. Felizmente, são cada vez mais os meninos que têm o gosto pela leitura, pois o prazer de ler é um contributo inegável no sucesso escolar.

 

Crianças no mundo da leitura
Criança no mundo da leitura

 

Misturam fantasia e realidade

 

No mundo da literatura infantil, a fantasia e a realidade colaboram para mudar o modo como as crianças compreendem o mundo à sua volta. Habituar-se a ouvir contos desde muito cedo é o caminho mais seguro para a criança criar um vínculo de prazer com a leitura.

Esse primeiro contacto também abre o caminho para a alfabetização e ajuda a formar uma pessoa capaz de refletir, sonhar, imaginar… Os contos infantis são uma porta que permite a entrada num mundo de fantasia, onde tudo é possível e os mais pequenos são felizes. É um mundo mágico que os fascina e diverte e que também os ajuda a superar os seus próprios medos e a lidar melhor com as emoções.

Os contos encerram uma grande variedade de valores, os quais contribuem para compreender melhor a vida e todas as facetas do comportamento humano, como amor, ódio, inveja, ciúme, ambição, rejeição e frustração. São, de certo modo, o mapa de um tesouro, porque nos permitem decifrar os enigmas da vida. Nestas histórias nada é gratuito, qualquer cena, personagem ou situação representa parte da existência e adverte-nos de algo.

 

 

A simbologia de cada elemento literário

 

O bosque: Nos contos é sempre preciso atravessá-lo e está cheio de mistérios e perigos, que os protagonistas devem descobrir e vencer. Representa o próprio inconsciente, onde habita o nosso lado mais escuro, as debilidades e os medos. É preciso percorrê-lo, derrotar os medos e sair vitorioso para alcançar um estado superior de consciência.

Os animais: Representam os instintos mais primitivos. Constituem um desafio à nossa integridade. Quando se dominam estes impulsos, os animais não representam perigo, colaboram na nossa causa e ajudam-nos a conseguir êxito na vida.

O herói: É nele que se projeta a criança no conto; é uma espécie de viagem interior onde se enfrentam inimigos e provas. O herói representa uma fortaleza que reclama o inconsciente quando necessitamos de ajuda exterior.

O tesouro: Simboliza a essência do nosso interior. É pelo tesouro /por si próprio que o protagonista deve enfrentar terríveis monstros e enigmas complicados.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Botão calendário

Agenda

Consultar agenda