Bebés/Crianças

Histórias inspiradoras: Quando o desemprego e a maternidade geram uma marca de sucesso

Filipa Rosa
publicado há 1 semana
0
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Tudo começou em 2011, quando Rita Tavares Martins, de 37, descobre que está grávida da primeira filha e começa a preparar o enxoval do seu bebé. Peça a peça foi ganhando vontade de criar mais e mais.

Aos amigos, que logo adoraram as criações e iam perguntando pela próxima, seguiu-se o público em geral que, prontamente acolheu com agrado e simpatia. Assim começa a crescer a Cutxi Cutxi, onde a criatividade não falta.

Após o nascimento da primeira filha, o desemprego bate à porta. Mas quando uma porta se fecha, abrem-se janelas. E é nessa altura que resolve inovar e apostar na personalização, o que deu um novo fôlego à Cutxi Cutxi surgindo quatro áreas de atuação: Decoração, Presentes Personalizados, Artigos para Criança/Bebé e Família e, ainda, Acessórios. «O desemprego teve uma fase inicial dolorosa, o sentimento de injustiça é grande. Não creio que tenha ido para o desemprego por causa da maternidade, foi mesmo por ajustes da empresa. Mas depois, no período em que procurava emprego, aí sim, notei a desigualdade entre quem tinha filhos e quem ainda não tinha», conta Rita ao site Crescer.

Rita com o marido e as filhas, Matilde e Leonor

A procura de novo emprego foi a sua maior dificuldade. «Estava grávida da minha segunda filha, fui selecionada para a fase final de uma entrevista de trabalho, onde na minha consciência me dizia: ‘Rita, tens de dizer que estás grávida!’ Embora já soubesse que poderia ser fator eliminatório, mas não me sentiria bem, caso passasse, revelar só após. Nunca mais tive qualquer contacto por parte dos Recursos Humanos dessa empresa (grande e conceituada!)», recorda.

Ficou dois anos no desemprego, coincidindo com a fase menos boa que Portugal passava. A Cutxi Cutxi foi o seu refúgio. «Era um bocadinho o meu escape. Após esses dois anos comecei novamente a trabalhar, mas com horários loucos e quase incompatíveis para quem tem filhos, entrar cedíssimo, sair tardíssimo. E pensei para mim… ‘Não é este o caminho que quero para a minha família, quero estar mais presente.’ Então, durante oito meses trabalhava fora e depois de deitar as filhotas, ia tratar das encomendas. Foram meses a dormir muito pouco, mas só assim foi possível fazer crescer a Cutxi Cutxi. Em setembro de 2016 despeço-me e dedico-me inteiramente à marca.»

Foi aí que entrou na sua vida Ana Filipa Garcia, de 35 anos, sem filhos, mas com muitos sobrinhos.

«Apesar de já sermos amigas, nunca tínhamos falado em trabalhar juntas, mas, um dia em conversa, a Ana diz-me que estava num processo em que sentia necessidade de mudar totalmente a sua vida profissional e é aí que a convido para se juntar a mim. Quis o destino que nos cruzássemos nesse dia.»

Atualmente com maior foco na área dos Presentes Personalizados, onde a criatividade não tem limites, é onde a Cutxi Cutxi se sente realmente feliz. «Podemos dizer que a Personalização de Ideias e artigos é a imagem de marca que a caracteriza. Sempre com produtos pensados com amor e exclusivos, que são Únicos no Mundo. São Muito MAIS do que personalização de presentes. É o celebrar a VIDA, arrancar SORRISOS das pessoas de quem mais se GOSTA. É o criar MOMENTOS para mais tarde RECORDAR!», refere Rita.

Na Cutxi Cutxi poderá encontrar presentes para todas as ocasiões, com um toque de modernidade, super mimosos e sempre com muita originalidade.

A opinião e agradecimento do público é a maior recompensa para Rita e Ana. «O feedback tem sido fantástico, as pessoas abordam-nos de uma forma muito querida, dão-nos os parabéns pela criatividade e profissionalismo que transpomos nos produtos. É mesmo com grande emoção que recebemos o tão grande carinho.»

Esperavam ter tanto sucesso? Só no Facebook estão perto dos 60 mil likes e para além de Portugal, já exportam para Moçambique, Suíça, Macau, Inglaterra… «Não, de todo! Tem sido uma grande aprendizagem. Temos crescido juntamente com a Cutxi Cutxi, para fazermos mais e melhor. Viemos de áreas totalmente distintas de gestão de empresas e a aprendizagem é diária. E sinto-me tão agradecida por isso…»

«Em todas as encomendas tentamos que sigam cheias de amor e carinho. Como são presentes cheios de emoção, imaginamos como será receber um presente que foi escolhido com tanto carinho, tão personalizado, tão único. É nisso que pensamos e nos inspiramos quando criamos um produto, que seja especial para quem o oferece e para quem o recebe», diz-nos.

Os artigos como os quadros, os mealheiros, os produtos para bebé, ofertas para as educadoras e professores são os mais procurados e vendidos.

Veja mais produtos na nossa galeria e não deixe de visitar o site oficial e as redes sociais!

Site – clique aqui

Facebook – clique aqui

Instagram – clique aqui

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top