Alimentação

Gengibre: Os benefícios muito além da perda de peso

Filipa Rosa
publicado há 1 semana
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Perder peso, acelerar o metabolismo, aliviar o sistema gastrointestinal, prevenindo náuseas e vómitos, são só alguns dos benefícios do gengibre. Atua também como antioxidante e anti-inflamatório, ajudando na prevenção de doenças como cancro do cólon e úlceras no estômago. Por estas razões, os especialistas aconselham a ingeri-lo todos os dias.

O gengibre é uma raiz que pode ser utilizada em chás ou em raspas que podem ser adicionadas a água, sumos, iogurtes ou saladas. É utilizado em culinária e em medicina. A raiz é também bastante utilizada para combater o mau hálito.

LEIA TAMBÉM: Curcuma: 5 receitas e benefícios do ingrediente que emagrece e combate doenças

Se está de dieta, inclua o gengibre no seu plano alimentar. Estimula o olfato e o paladar, contribuindo para a diminuição do uso do sal para temperar os alimentos. O gengibre tem ainda um efeito diurético e, ingerido em chá, acaba por aumentar o consumo de líquidos, favorecendo a hidratação e ajudando a eliminar as toxinas.

Benefícios do gengibre:

Combate o stress e facilita o sono – o gengibre ajuda a baixar os níveis de ansiedade, revitaliza corpo e mente. Tem efeitos relaxantes e, por isso, é recomendável tomar gengibre antes de ir dormir.

Combate a enxaqueca – alguns estudos científicos provaram que o gengibre bloqueia os efeitos da protasgladina, a substância que provoca a inflamação dos vasos sanguíneos do cérebro, originando fortes dores de cabeça.

Reforça as defesas e atua como anti-inflamatório natural – combate problemas de artrite, artrose ou fatiga. É excelente para dor de garganta. Faz milagres para o sistema imunológico e ajuda a combater gripes e constipações.

LEIA AINDA: Chá de borututu ajuda a emagrecer e previne vários problemas de saúde

Previne o cancro do cólon – O efeitos do gengibre parecem inibir o crescimento das células cancerígenas na zona do cólon.

Acelera o metabolismo e ajuda a perder peso – O gengibre é muito recomendável para aquelas pessoas friorentas o que tem problemas para manter a temperatura corporal, sobretudo no inverno. É um complemento ideal para quem quer perder peso, porque ajuda a acelerar o metabolismo.

Acalma dores menstruais – chá de gengibre é fundamental para acalmar as dores menstruais. É o único remédio natural que não apresenta efeitos secundários significativos.

Aumenta a libido – O gengibre é considerado um afrodisíaco natural. Recomenda-se tomá-lo em forma de bebida com frequência para apimentar a relação.

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda