Histórias Online

«Fui promovida no dia em que voltei da licença de maternidade»

Histórias Online
publicado há 6 dias
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Parece mentira, não? Mas é mesmo verdade. Enquanto estava de licença de maternidade, recebi uma chamada do meu chefe. Convidou-me para ser manager da equipa da qual fiz parte durante mais de 10 anos. Nem queria acreditar.

Pode ser raro, mas aconteceu comigo. O meu caso é um exemplo. Ou deveria ser. Uma mulher não merece ganhar menos por ser mãe. Nem a hipótese de progredir na carreira deveria ser posta em causa por termos filhos.

LEIA TAMBÉM: «Fui despedida assim que regressei da licença de maternidade»

Quando desliguei a chamada, fiquei 10 minutos a processar a informação que acabara de ouvir. O meu marido juntou-se a mim, abraçou-me e disse-me: «Nunca tive dúvidas do teu profissionalismo. Sei que vais vingar.»

Aquelas palavras confortaram-me. Não é que eu tivesse dúvidas, mas infelizmente o mundo laboral não está preparado para ter mães. Ainda há muito preconceito com as mulheres no poder. Ainda há muitos chefes que nos acham menos profissionais por termos filhos. Sim, temos de faltar algumas vezes quando estão doentes. Mas os pais também! Os homens deviam assumir mais vezes esse papel.

LEIA AINDA: «Carta a todos os chefes e patrões de mulheres grávidas ou com filhos»

Regressei há três meses da licença de maternidade do meu terceiro filho. E estou mais feliz do que nunca. Sim, é duro. Sim, a responsabilidade aumentou. Bastante! Em casa e no trabalho. A responsabilidade é muita, mas não sou mais que ninguém. Não mesmo e vou prová-lo.

Agradeço ao meu chefe a oportunidade que me deu. É homem, poderia não entender. Mas também tem mulher e filhos, também percebe que não somos menos que eles só por termos o dom de gerar vidas e de os amamentar.

Gostava muito que muitos chefes fossem como o meu. Aliás, gostava que TODOS fossem como ele.

Obrigada!

Texto: Catarina Dias

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda