Há 16 anos que a Operação Nariz Vermelho espalha magia e sorrisos nos hospitais portugueses. O site Crescer acompanhou uma visita dos Doutores Palhaços ao Hospital de Cascais. Veja a nossa reportagem especial!
Já foram visitadas mais de 700 mil crianças pelos Doutores Palhaços, que têm formação especializada, no meio hospitalar e trabalham em estreita colaboração com os profissionais de saúde, realizando atuações adaptadas a cada criança e a cada situação.
O balanço é sempre muito positivo. Por ano, os 26 Doutores Palhaços da associação visitam 45 mil crianças em 15 hospitais (90 serviços pediátricos) espalhados pelo país.
Como tudo começou
Tudo começou em 2002, resultado do espírito e dedicação de Beatriz Quintella, que em 1993 leu um artigo que relatava o trabalho dos Doutores Palhaços que visitavam crianças hospitalizadas nos Estados Unidos. Não havia nada parecido em Portugal e Beatriz ofereceu-se ao Hospital D. Estefânia para levar a sua personagem de palhaço às crianças hospitalizadas, com o objetivo de proporcionar momentos de alegria.
Trabalhou oito anos sozinha e como voluntária. À medida que começava a trabalhar em outras pediatrias, visitou dois projetos estrangeiros: o projeto fundador da ideia do Dr. Palhaço, o Big Apple Circus, em Nova Iorque e os Doutores da Alegria, no Brasil.
Em setembro de 2001, Beatriz convidou dois amigos, Bárbara e Mark, para ajudarem na criação do programa, e graças a uma contribuição generosa da Glaxo SmithKline, o projeto assumiu um carácter profissional, estabelecendo-se nos seguintes hospitais de Lisboa: Santa Maria, Instituto Português de Oncologia e D. Estefânia.

Missão
Levar alegria à criança hospitalizada, aos seus familiares e profissionais de saúde, através da arte e imagem do Doutor Palhaço, de forma regular e com uma equipa de profissionais com formação específica.
A Operação Nariz Vermelho oferece aos hospitais as visitas regulares, angariando os fundos necessários através de donativos, particulares e empresariais, campanhas e merchandising.
Hospitais
Grande Lisboa:
Instituto Português de Oncologia
Hospital de Santa Maria
Hospital S. Francisco Xavier
Hospital Dona Estefânia
Hospital Santa Marta
Hospital Garcia da Horta
Hospital Amadora Sintra
Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão
Coimbra:
Hospital Pediátrico
Porto:
Instituto Português de Oncologia
Hospital S. João
Centro Materno Infantil do Norte (CMIN)
Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia – Espinho
Braga:
Hospital de Braga
