Educação

Famosos revelam como gerem as novas tecnologias em casa com os filhos

Redação
publicado há 1 mês
0
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Nem sempre é fácil impor boas regras aos mais pequenos e quando se trata de tecnologias, a tarefa torna-se ainda mais difícil. Algumas figuras públicas revelaram ao site Crescer como fazem lá em casa.

Foi durante um evento da Science 4 You, que apresentou os novos produtos da marca esta quinta-feira, dia 7, na FNAC do Alegro Alfragide, que falámos com alguns pais famosos deste país.

Ana Marta Ferreira é mãe do pequeno Vasco, de três anos, mas não se considera uma mãe stressada com o assunto. «Hoje em dia, os miúdos ou vivem no campo e não têm acesso a nada ou então é um bocadinho difícil eles não estarem ligados às tecnologias, até nós estamos… Tenho um trabalho muito relacionado com as redes sociais e o Vasquinho, às vezes, por entretenimento usa. Não joga muito ainda, tem só três anos, mas tem tendência a piorar com o tempo», contou a atriz entre risos. «Não quero que ele passe tanto tempo em frente a um telemóvel ou tablet, como é óbvio. Em casa tem imensos puzzles, adora desenhar, tento que ele não tenha só o foco das tecnologias. Ele acaba por trabalhar o cérebro de outras formas. Na escolinha dele também não há acesso a este tipo de tecnologias. Portanto, aquele bocadinho, às vezes, à noite também não faz mal nenhum.»

LEIA TAMBÉM: Science4You lança primeiro tablet para crianças produzido em Portugal

Para Núria Madruga, mãe dos gémeos Salvador e Sebastião, de oito anos, e Lourenço, de um, as regras são fundamentais. «Depende dos dias… Se nós deixássemos, estavam o dia todo agarrados. Nesta nova geração é muito complicado banir a nova tecnologia. Não podemos de todo não deixar, mas também tem de haver regras. Os gémeos têm a vantagem de se ter um ao outro, estão sempre na macacada. O Lourenço agora junta-se à festa. Eles entretêm-se muitos os três», referiu.

Paula Lobo Antunes também tenta impor as regras mínimas em sua casa. «Lá em casa não há regras, não é preciso… Tentamos que ela use o menos tempo possível. Quando nós achamos que deve usar, deixamos, até porque há trabalhos da escola que são feitos no tablet ou computador», explicou a atriz.

Catarina Raminhos, mulher do humorista António Raminhos, esteve presente no evento com a filha mais nova, Maria Leonor, de três anos. A ela juntam-se Maria Rita, de seis anos, e Maria Inês, de quatro. «Elas adoram ver séries e jogar, mas têm tempo contado, meia hora no máximo por dia, hora estratégica para mim para arrumar a cozinha à noite… Somos implacáveis, mas não vale a pena dizer para não usarem, elas fazem parte da geração das tecnologias», afirmou.

A atriz Júlia Belard tenta manter o filho Matias, de dois anos, afastado das novas tecnologias. «Se pudesse escolher… Gostava que ele não visse nada, mas é inevitável. Ele já nasceu na geração das novas tecnologias, mas desde que haja regras… Ainda só tem dois anos, não vê muito, mas de vez em quando vê desenhos animados e, a mim, também me dá jeito.»

LEIA AINDA: 67% das crianças dos zero aos 3 anos utiliza novas tecnologias

Mãe de Manuel, de quatro anos, e António, de um ano e meio, a apresentadora Marta Andrino tem conseguido manter os filhos longe dos pequenos ecrãs. «Estamos a introduzir agora, felizmente sempre conseguimos ir por outros caminhos. Ele, mais pequeno, adorava outros brinquedos, mesmo no restaurante era fácil. Mas não sou uma mãe quadrada. Ele faz parte da geração das tecnologias. Agora pede mais mas desde que haja regras…»

Para a blogger Rita Ferro Alvim, mãe de Maria, de 10 anos, Duarte, de oito, e Madalena, de três, a situação é difícil de gerir lá em casa. «Nem sempre corre bem, sou eu a refilar e eles a fingirem que não me ouvem. Eles são altamente viciados, tem de haver muitas regras. Se eu deixasse não faziam mais nada… e não pode ser. É uma realidade desta geração, mas tem de ser muito controlado para também darem valor a brincar na rua e outras coisas boas da vida.»

Texto: Filipa Rosa e Luís Correia

Siga a Crescer no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Artigos relacionados

Últimas

Top
Botão calendário

Agenda

Consultar agenda